Mudança no episcopado

Dioceses de Amparo (SP) e Parnaíba (PI) acolhem novos bispos

Papa nomeou novo bispo para a diocese de Amparo; na diocese de Parnaíba, nomeação de bispo coadjutor

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

Dom Luiz Gonzaga (esq.) e Dom Juarez Sousa / Foto: Montagem - CNBB

Dom Luiz Gonzaga (esq.) e Dom Juarez Sousa / Foto: Montagem – CNBB

O Vaticano anunciou duas mudanças no episcopado brasileiro nesta quarta-feira, 6. O Papa Francisco nomeou como novo bispo da diocese de Amparo (SP) Dom Luiz Gonzaga Fechio, até então bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG).

A outra novidade é na diocese de Parnaíba (PI). Francisco atendeu ao pedido do bispo local,  Dom Alfredo Schaffler, e nomeou como bispo coadjutor Dom Juarez Sousa da Silva, que exerce o ministério de bispo na diocese de Oeiras.

Natural de Matão (SP), Dom Luiz Gonzaga foi ordenado padre em 14 de dezembro de 1990 e começou a atuar na diocese paulista de São Carlos. Lá ele foi vigário paroquial, pároco, e reitor de seminário. Em 19 de janeiro de 2011 foi nomeado bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG) pelo então Papa Bento XVI, hoje Papa Emérito. A ordenação episcopal foi no dia 19 de março do mesmo ano.

Dom Juarez estava na diocese de Oeiras desde 2008; sua ordenação episcopal foi no dia 17 de maio desse mesmo ano. Natural de Barras (PI), Dom Juarez tem 53 anos e foi ordenado padre em 19 de março de 1994, para a diocese de Campo Maior. Como sacerdote, foi pároco e trabalhou no Seminário Maior da Província Eclesiástica do Piauí.

Na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Juarez é vice-presidente do Regional Nordeste 4 e responsável pela juventude nesse mesmo regional.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo