Prevenção

Diocese de Lorena decreta medidas diante de pandemia do coronavírus

Segundo decreto divulgado na tarde desta quarta-feira, 18, os fiéis ficarão dispensados do preceito dominical e dias santificados

Da redação

Catedral Nossa Senhora da Piedade localizada na Diocese de Lorena (SP)/ Foto: Arquivo CN

A Diocese de Lorena divulgou nesta quarta-feira, 18, um decreto com medidas a serem seguidas pelos párocos, vigários e reitores de santuários locais nos próximos três meses. Segundo o texto, assinado pelo Administrador Diocesano, Dom Benedito Beni, ficarão suspensas a catequese, as preparações para o batismo e matrimônio, reuniões diocesanas e paroquiais, além do mutirão de confissões – párocos e reitores de santuários poderão realizar atendimentos individuais.

Quanto as Missas, os fiéis ficarão dispensados do preceito dominical e dias santificados. As Celebrações Eucarísticas poderão acontecer para grupos que não excedam 30 pessoas. A Comunhão será dada na palma da mão, o abraço da paz suspenso, o Pai Nosso deverá ser rezado sem dar as mãos e todo o tipo de contato físico deverá ser evitado.

Leia
.: Arquidioceses e dioceses suspendem atividades por conta do coronavírus

Aos católicos da diocese é recomendado que acompanhem as transmissões de missas por meio das redes sociais ou através de outros meios de comunicação. A Pastoral da Comunicação ficará responsável por fornecer a transmissão das celebrações. É pedido aos fiéis que valorizem a comunhão espiritual. O atendimento aos enfermos, realizado pelos ministros, também ficará suspenso – o pároco ou alguém por ele designado atenderá os casos urgentes/especiais.

Sobre as atividades da Semana Santa, as procissões foram suspensas, as celebrações poderão conter até 30 pessoas e a celebração do Sacramento da Penitência com absolvição comunitária foi autorizada. Foram omitidas da programação o rito do Lava-Pés, a Vigília Eucarística e a exposição das imagens do Senhor Morto e de Nossa Senhora das Dores. Na celebração de Adoração da Cruz será feita somente uma inclinação diante do crucifixo.

Leia também
.: Papa reza pelas famílias diante das dificuldades com coronavírus
.: Crise de coronavírus: que os pastores acompanhem o povo, pede Papa
.: Pandemia de coronavírus: “Rezem pelas autoridades”, exorta Papa

O Administrador Diocesano recomendou que nesse tempo os fiéis façam orações pessoais ou em família, com leitura orante da bíblia, oração do rosário, leitura do evangelho do dia, sobretudo o evangelho dominical. O dízimo também foi citado. “Pedimos aos fiéis que continuem colaborando com o dízimo e ofertas nos cofres, visto que a Mitra e as paróquias deverão continuar honrando seus compromissos (funcionários, água, luz, etc.)”, lê-se.

As Igrejas da Diocese de Lorena permanecerão abertas para que os fiéis possam rezar e visitar o Santíssimo Sacramento. O decreto entrará em vigor a partir do dia 23 de março. Por fim, recomenda-se: “Rezemos, durante esta Quaresma, por todos aqueles que estão trabalhando pela eliminação desta pandemia, também pelos doentes, por todos que deles cuidam, principalmente seus familiares”.

Confira o decreto na íntegra:

/ Foto: Divulgação

/ Foto: Divulgação

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo