Publicação no Diário Oficial da União faz Lei 14.558/2023 entrar em vigor, prevendo a comemoração anual da data em 8 de setembro
Da Redação, com agências
Nesta quarta-feira, 26, foi instituído o Dia Nacional do Terço dos Homens, após publicação da Lei 14.558/2023 no Diário Oficial da União (DOU). A partir de hoje, está previsto que a data seja celebrada anualmente no dia 8 de setembro, Festa da Natividade de Nossa Senhora.
O dia em questão foi escolhido por ter sido a primeira manifestação registrada do movimento no Brasil, instituído em 1936 por Frei Peregrino, no povoado de Vila da Providência (atual município de Itabi, em Sergipe), explica Wellington Fagundes (PL-MT), relator do projeto de Lei (PL) no Senado.
O senador destacou em relatório que “o Terço dos Homens é um movimento cristão que tem o propósito de engajar na igreja católica homens de todas as gerações mediante esse ato de fé e devoção, como estímulo fundamental à formação da família cristã e da sociedade como um todo”.
O PL 2.676/2021, que originou a Lei que institui a data, foi apresentado pelo deputado federal Eros Biondini (PL-MG). O projeto já havia sido aprovado em caráter terminativo, em março, na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).
Leia também
.: Santuário Nacional de Aparecida recebe a 5ª edição do Terço dos Homens