ANIVERSÁRIO DE SP

Desafios e belezas da evangelização na maior capital brasileira

O município de São Paulo foi fundado no ano de 1554, após a construção de um colégio jesuíta por doze padres, dentre eles os padres Manuel da Nóbrega e José de Anchieta

Mauriceia Silva, da redação

Centro de São Paulo / Foto: Vinícius Pimenta por Pexels

A cidade de São Paulo completa nestga segunda-feira, 25, 469 anos. Neste mesmo dia é celebrado pela Igreja Católica o dia da conversão do apóstolo Paulo, que deu origem ao nome da cidade.

O pároco da Paróquia de Santo Antônio Maria Claret, e apresentador do programa é hora de louvar da Rádio América, padre Fábio Lima, afirma que são diversos os desafios da cidade de São Paulo, mas que também se trata de uma cidade com grande potencial de evangelização.

“A metrópole traz uma riqueza muito grande, uma cidade que não pára, a todo instante em movimento, tudo aberto, temos acesso a tudo, a todo instante. E dentro disso entra a realidade da missão, da evangelização, por sermos uma cidade muito grande com essa diversidade vamos nos deparar muitas vezes com essa presença da Igreja que é atuante, que é presente e viva na cidade.”

Padre Fábio Lima. / Foto: reprodução Canção Nova Play

O sacerdote acredita que a maneira de falar do Cristo diante do ritmo frenético da cidade é um dos obstáculos a serem derrrubados. “A maneira que chegarmos às pessoas é desafiante, pois o povo está ligado o tempo todo, está acelerado. As pessoas o tempo todo estão ocupadas, e então há o desafio dessa conscientização, da importância da presença delas na vida da comunidade”, observa.

O risco do relativismo também é citado por Padre Fábio. “Ppercebo que em São Paulo, por conta desse ritmo frenético, as pessoas muitas vezes têm criado a fé à sua maneira, conforme aquilo que lhe agrada, conforme aquilo que lhe satisfaz”, pondera. “Para alguns já não é Deus quem cuida do povo, quem orienta o povo, mas é o povo quem vai criando uma imagem de um Deus que o agrada, que comporta sua vida e seu ritmo. E muitas vezes a gente vai perdendo essa centralidade da presença de Deus”. 

Testemunho como forma eficaz de evangelização

Em meios a tudo isso, para o padre o testemunho é uma forma eficaz de evangelização. “Penso que a maior graça da nossa evangelização é o testemunho, o amor e a acolhida”, observa o religioso. “O transbordamento da alegria de ser, de estar em Deus vai gerando, fazendo com que as pessoas encontrem o novo. Tenho tido,  assim, muitas experiências bonitas de evangelização de casais, jovens, de pessoas de até mesmo de dentro da Igreja que se fecharam”.

Por fim, o sacerdote concluiu destacando a grande importância de que o nosso encontro com Cristo seja concreto. É necessário, segundo o padre, que este encontro gere uma transformação mesmo em uma cidade tomada por um ritmo frenético. 

É preciso que este encontro gere em nós uma transformação para que no meio de toda essa cidade e correria possamos nos posicionar como pessoas que lutam para serem melhores e viverem a proposta que o evangelho traz”, finaliza.

Missionário Evandro Nunes / Foto: Reprodução Canção Nova Play

Necessidade e desafio

O escritor, pregador e missionário Evandro Nunes pertence à Diocese de Santo Amaro (SP) e evangeliza toda a cidade por meio de sua missão. Para ele, a evangelização no município é urgente.  

“Necessidade e desafio, essas duas palavras definem a urgência da evangelização na Capital Paulista, diante de tudo aquilo que tenho visto desde os primeiros momentos que o senhor me chamou a evangelizar”, disse.

Praticamente um país

Como filho desta cidade, Evandro nota que as pessoas buscam realização, buscam atender suas necessidades, buscam realizar seus sonhos, mas ao mesmo tempo, em meio a tudo isso, são despertadas no processo de encontro com o Senhor.

“No primeiro momento, jamais imaginava que cruzaria os quatro cantos para evangelizar essa cidade que muitos até chamam de ‘país’, mas de  norte a sul, da zona leste à zona oeste, tenho encontrado um povo que apesar dos desafios, apesar das necessidades naturais têm aberto os ouvidos para estar em comunhão com o Senhor, a evangelização não pode parar”, afirmou.

Comunhão entre os extremos

“A Capital Paulista é marcada pela comunhão entre os extremos, quando a gente pensa em evangelização. As portas de uma igreja aberta para uma santa missa, uma tarde oracional para uma noite de louvor, para uma catequese reúnem os extremos,” disse o escritor ao se referir ao povo paulistano.  

Para Evandro a capital reúne desde aqueles que gozam de uma absoluta estabilidade financeira como aqueles que passam necessidades e vivem à margem da sociedade.

“Aqueles que tiveram uma educação de nível altíssimo, e aqueles que não tiveram a oportunidade de se aprimorar nos estudos. Esses extremos são desafiadores, mas, ao mesmo tempo, revelam uma beleza, a gente consegue encontrar no caminho, pessoas com histórias extraordinárias e essas histórias que se unem ao redor do altar compõe a beleza da nossa cidade”. 

O pregador disse ainda que pelo Espírito Santo se  constrói a história de Cristo, na história dos paulistanos. “Colaborar com isso é uma grande honra. Sempre há oportunidade de evangelizar mesmo nas realidades que jamais imaginaríamos. Que Deus abençoe você e viva São Paulo, a terra de todos os povos, da gastronomia, a terra do apóstolo das nações”, findou.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo