Saúde e solidariedade

Cristo Redentor na luta pelo Dia Mundial Contra a Aids

Monumento receberá luz vermelha em atenção ao dia mundial contra o HIV

Da redação, com Arquidiocese do Rio de Janeiro

Iluminação especial acontecerá nesta sexta-feira, 1º / Foto: Arquidiocese do Rio de Janeiro

Nesta sexta-feira, 1º, o Cristo Redentor receberá uma iluminação vermelha das 19h30 às 20h30 em atenção ao Dia Mundial de Lutra Contra a Aids. Promovida pela Pastoral da Aids do Regional Leste 1, a iniciativa tem como objetivo lembrar a sociedade acerca da importância da vida saudável e da solidariedade com quem vive com HIV e está em situação de vulnerabilidade ou exclusão.

Esta data também será uma oportunidade para combater a discriminação e o preconceito, denunciar a falta de acesso aos serviços e aos direitos, incentivar as pessoas a fazerem o teste do HIV e fortalecer a política de acesso universal à prevenção, tratamento e cuidado.

No sábado, 2, o Alto do Corcovado também receberá uma ação, cujo início será com a celebração de uma missa presidida pelo Bispo Referencial da Pastoral da Aids no Regional Leste 1, Dom José Francisco, às 8h, seguida por panfletagem para os turistas e peregrinos em visita ao Santuário Cristo Redentor.

Graças aos avanços da medicina, além do esforço de gestores e o empenho da sociedade civil fizeram da Aids uma doença tratável. Com o conhecimento e as tecnologias, hoje é possível viver com qualidade, mesmo portando o vírus HIV. No entanto, atualmente, cerca de 136 mil brasileiros têm a doença sem saber, pois nunca fizeram o teste da Aids. Muitas pessoas só recebem o diagnóstico quando já estão enfermas, embora o diagnóstico precoce torne o tratamento e o cuidado mais eficiente, evitando doenças e garantindo qualidade de vida.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo