Cabrália (BA)

Congresso reúne mais de 600 jovens em cidade histórica do Brasil

Congresso foi realizado em Cabrália, na Bahia, cidade onde há 516 anos foi celebrada a primeira Missa no Brasil

Regiane Calixto
Enviada especial a Cabrália

 

Congresso Aplainai está na 6ª edição / Foto: Regiane Calixto

Congresso Aplainai está na 6ª edição / Foto: Regiane Calixto

Adoração e missão. Esses foram os pilares do VI Congresso “Aplanai”, realizado neste final de semana, 23 e 24, na cidade de Santa Cruz Cabrália (BA).

A cidade, local onde foi realizada a primeira Missa no Brasil, celebra esta semana os 516 anos da chegada dos portugueses ao país e da primeira Celebração Eucarística.

Mais de 600 jovens participaram do encontro, organizado pela Renovação Carismática Católica (RCC) da Diocese de Eunápolis (BA). Foram dois dias intensos com orações, Adoração Eucarística, pregações e Santa Missa, proporcionando aos participantes a experiência do amor de Deus.

Para Luana Ribeiro, membro do ministério de música e que participou de todas as edições do evento, inclusive como organizadora, testemunha que cada “Aplanai” representa uma experiência nova. “Cada ano é um novo encontro com Jesus”, afirma. A veterana do evento ainda destaca que, mesmo quando não estiver na organização, fará questão de participar, pois sempre é uma oportunidade de renovação do amor de Deus em sua vida.

Luana fala sobre crescimento do evento

O evento terminou neste domingo, 24, com um ato público, no qual os jovens percorreram algumas ruas da cidade em procissão com o Santíssimo Sacramento, do colégio indígena até a praia de Coroa Vermelha, local da primeira Missa no Brasil.

História

O evento, que já está em sua sexta edição, surgiu a partir de uma experiência que o coordenador diocesano do Ministério Jovem da RCC, Damião Dias, teve com Jesus Eucarístico. Durante o Encontro Nacional de Jovens (ENJ), em 2005, ele se sentiu impelido a promover algo para os jovens evangelizados e os não evangelizados de Santa Cruz Cabrália.

Em 2006, aconteceu o primeiro Aplanai direcionado à juventude local, com o apoio de coordenadores de diversos movimentos da RCC de Eunápolis. No ano seguinte, o lugar escolhido foi Porto Seguro e reuniu mais de 120 jovens. Já em 2008, a cidade que recebeu o congresso foi Eunápolis.

Glauber Façanha fala mais sobre o evento

De 2009 a 2013, o evento foi retirado do calendário da Diocese, voltando a acontecer em 2014, com a liderança do coordenador do Ministério Jovem, Glauber Façanha, com a moção de que Jesus queria reinar na Terra de Santa Cruz.

Em 2015, o evento ganhou reforços com a presença de missionários de diversas dioceses e coincidiu com a Semana Missionária, tendo a participação de mais de 500 jovens. Agora em 2016, o evento continua crescendo e conta com a presença de mais de 600 jovens.

“A cada ano, esse evento tem crescido e tem tido uma visão maior pela Renovação Carismática Católica e Igreja diocesana. O objetivo é levar os jovens a terem uma experiência com a Adoração e, depois, de missão”, afirmou Glauber.

A programação do encontro tem a participação dos jovens na oração do santo terço, Santa Missa, adoração ao Santíssimo, formação e, depois, são enviados em missão para irem às ruas anunciar a fé católica.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo