Cabrália (BA)

Maior aldeia urbana do Brasil apresenta Noite Cultural Indígena

Em Cabrália (BA), Noite Cultural Indígena faz parte das celebrações dos 516 anos da primeira Missa no Brasil

Regiane Calixto
Enviada especial a Cabrália

noite-cultura-indigena-capa

Cultura indígena e catolicismo, belezas de uma terra de descobertas. Este foi o tema central da Noite Cultural Indígena realizada nesta segunda-feira, 25, em Santa Cruz Cabrália (BA), dentro dos festejos pelos 516 anos da primeira Missa no Brasil.

Muita alegria, confraternização e comidas típicas marcaram a noite, na qual os indígenas apresentaram aos jovens, que participaram da III Semana Missionária, o ritual mais importante da sua cultura: o AWÊ.

Veja trecho da dança típica

Danilo Pataxó, que faz parte do Núcleo de Liderança Jovem Indígena, é católico de berço e explica que é possível ser índio e cristão ao mesmo tempo. Segundo ele, sua cultura, assim como o Cristianismo, são impulsionados pelo amor a Deus e o amor à terra.“Ser índio e ser católico não é uma contradição”, afirma.

Para o guia de Turismo e secretário local da RCC, Marcos Vinícius Alcântara, a Noite Cultura é uma experiência inesquecível.

“Temos oportunidade de conhecer um povo rico em cultura, que se esforça para manter o que seus ancestrais deixaram. Poder compartilhar um pouco de sua cultura e conhecimento e, ao mesmo tempo, aprender com eles. Um povo massacrado, guerreiro e sonhador. Com certeza, todos nós aprendemos muito! A forma com que eles se expressam, em relação a Deus, à Igreja Católica e a Maria é motivo de orgulho para todos nós católicos”.

História

A etnia Pataxó é uma tribo remanescente, considerada, hoje, como a maior aldeia urbana do Brasil. Segundo o último censo, eles somam cerca de seis mil índios no Distrito de Santa Cruz Cabralia.

Hoje os jovens guerreiros lutam para resgatar e preservar a cultura ameaçada pela urbanização. Nos colégios indígenas foi implantado na grade curricular a matéria em que é ensinado a língua materna e passado a tradição indígena.

Assista e confira mais detalhes sobre a história da etnia Pataxó:

Símbolos e Pinturas

Os índios Pataxós carregam símbolos, cheios de significado, que os ajudam a identificar uns ao outros, entre eles estão os principais que é o cocar, sinal de respeito aos anciãos e a ligação com Deus, e as pinturas que expressam o estado ou sentimento que cada índio está vivendo.

Existe também a diferenciação na pintura homem e mulher e de solteiro e casados. Enquanto para os casados as pinturas são mais simples, os solteiros usam dessas artes para chamar a atenção do sexo oposto.

Para Damião Dias, organizador da Noite Cultural, a união dos povos e o fortalecimento da cultura indígena é de suma importância para esta terra de evangelização. Certamente para a realização de um evento como esse, em que os católicos são convidados a descobrirem as riquezas dessa terra raiz do Cristianismo, só é possível para aqueles que vêm conhecer de perto essa terra de Santa Cruz.

Conheça o processo do namoro ao casamento na Tribo Pataxó:

Fotos de Cabrália

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo