Congresso tradicional quer já no início de 2023 abraçar todas as vocações, propõe tema da sinodalidade como uma forma alegre de ser e de agir à luz da espiritualidade da unidade
Ronnaldh Oliveira,
Da redação
O ano de 2023 começará com atividades voltadas a bispos, religiosos, presbíteros, seminaristas e leigos que já conhecem ou desejam conhecer o Movimento dos Focolares. Trata-se do Congresso Pastoral que terá nesta edição o tema: “Igreja Sinodal: Alegria de ser e de agir”. De forma híbrida, o Centro Mariápolis localizado na Mariápolis Ginetta em Vargem Grande Paulista acolherá os participantes entre os dias 12 e 15 de janeiro.
Leia também:
.: Mariápolis Ginetta celebra 50 anos de diálogo e unidade com a sociedade
.: Movimento dos Focolares discute redimensionamento e atuação no Brasil
O Congresso que já é tradicional entre os mais variados setores da Obra de Maria, busca sempre refletir sob a ótica da espiritualidade da unidade, temas que agreguem a vida pastoral das mais variadas vocações eclesiais.
Sinodalidade e comunhão na Igreja
Em 18 de setembro de 2021, em reunião com o clero da Diocese de Roma, o Papa Francisco explanou:
“O tema da sinodalidade não é o capítulo de um tratado de eclesiologia, muito menos uma moda, um slogan ou o novo termo a ser usado ou instrumentalizado em nossos encontros. Não! A sinodalidade expressa a natureza da Igreja, a sua forma, o seu estilo, a sua missão. E por isso falamos de Igreja sinodal, evitando, no entanto, considerar que seja um título entre outros, um modo de pensá-la que prevê alternativas. Não digo isto com base em uma opinião teológica, nem mesmo como pensamento pessoal, mas seguindo o que podemos considerar o primeiro e mais importante “manual” de eclesiologia, que é o livro dos Atos dos Apóstolos”.
Atentos a vivência dessa realidade nas mais variadas frentes afim de ser Igreja onde for necessário, o Movimento dos Focolares se motiva a refletir, rezar e a partilhar experiências acerca da temática querida pelo Pontífice.
Programação do Congresso
Nesta edição, os participantes contarão com conferências ministradas pelo bispo de Paranavaí/PR, Dm Mário Spaki, o bispo emérito da Diocese de Barra do Piraí-Volta Redoda/RJ, Dom Francisco Biasin, os responsáveis nacionais do Movimento dos Focolares. Márvia Vieira e Aurélio Oliveira, como também o médico psiquiatra, logoterapeuta e analista existencial, o focolarino padre Roberto Almada entre outros.
Iniciando com a missa às 18h30, os participantes terão dias intensos até o almoço do dia 15 quando o evento será finalizado.
Os interessados já podem se inscrever no site.