14 a 20 de novembro

Congresso online gratuito oferece preparação para o casamento

Congresso é o primeiro passo de um projeto de formação para as famílias no Brasil

Kelen Galvan
Da redação

matrimonio-catolico

Aqueles que se preparam para o casamento terão uma oportunidade especial de compreender melhor o sacramento do matrimônio e todas as suas dimensões. Entre os dias 14 e 20 de novembro, será realizado o 1º Congresso Nacional Online sobre Matrimônio Católico.

O evento que será transmitido gratuitamente foi idealizado por Robson Oliveira e Wallace Barbosa, que trabalham com a formação de namorados, noivos e recém-casados na arquidiocese de Niterói (RJ), respectivamente há 19 e 10 anos.

“Acompanhamos matrimônios que estão doentes, pessoas que, ou estão com o casamento falindo ou sofrendo demais em relacionamentos doentios (…). E percebemos que isso não acontece só na nossa arquidiocese, por isso, quisemos criar um fórum onde a gente recrutasse esse pessoal todo e conseguisse dar formação para eles. O congresso é o primeiro passo de um enorme projeto, que é a formação de famílias católicas no Brasil”, conta Robson.

O congresso tratará de assuntos de interesse dos casados e daqueles que trabalham com casais, mas será destinado especialmente aos noivos e namorados. “São eles que precisam entender qual é a vocação matrimonial, o que Deus quer deles e quais são as armadilhas mais comuns”, afirmou.

.: Clique para se increver no Congresso

Robson Oliveira

Robson Oliveira trabalha há 19 anos com a formação de casais / Foto: Arquivo Pessoal

O evento vai ao encontro do apelo do Papa Francisco no Sínodo para as Famílias, quando pediu uma melhor preparação para o sacramento do matrimônio.

Robson lembra que um seminarista tem nove ou dez anos de formação para assumir o sacerdócio, e os noivos, de maneira geral, têm apenas um final de semana, do curso de noivos, oferecido pela Pastoral da Família de cada diocese.

“É necessário dar formação de qualidade para essas pessoas, se não o que acontece é o que nós vemos: pessoas despreparadas, absolutamente egoístas, que não sabem para que se casam, e portanto, depois de um tempo de separam. Tratam o matrimônio como um contrato. O matrimônio católico não é um contrato, é um sacramento. Então, é necessário demais essa formação para o leigo católico”, enfatiza.

Robson Oliveira, que também escreveu a série de livros “Mitos sobre o matrimônio”, destaca que muitos casais não entendem o sentido do sacramento, fator que, segundo ele, é um facilitador para o aumento de divórcios.

“Os casados precisam entender também qual é o chamado de Deus para si, o matrimônio católico é comparado ao amor de Cristo à sua Igreja, então o casado precisa retomar essa visão espiritual do matrimônio. Não é um contrato, não é uma carga, uma cangalha, é um sacramento, um caminho de santificação”, explica.

O Congresso

Ao todo serão 49 palestrantes, entre bispos, cardeais, médicos, psicólogos, casais e outros especialistas em família.

As palestras serão de temas bem diversificados, no intuito de englobar todas as facetas que envolvem o sacramento do matrimônio, dividas em pré-matrimonial, pós e aprofundamento.

olho matrimonio catolicoSerão abordados temas como discernimento do chamado e vocação ao matrimônio, sexualidade conjugal, os primeiros anos de casado, o exercício do perdão, virtudes do lar, construção do diálogo, matrimônios saudáveis, nulidade, vida financeira, espiritualidade, educação de filhos, entre outros.

Ao todo, serão sete palestras por dia, com duração de uma hora, distribuídas em temas variados para que os usuários não precisem ficar todo esse tempo diante do computador, mas escolham os assuntos de interesse.

Elas serão transmitidas ao vivo de uma plataforma especial, para que agregue o maior número possível de cadastrados. A expectativa, segundo Robson, é atingir cerca de 100 mil pessoas com o evento.

Apenas a transmissão será gratuita; para rever as palestras e ter acesso a outros materiais, será necessário se cadastrar como membro vip, mediante uma taxa.

“Não é um espaço apenas para vídeos. Esse é um movimento, que pensamos, nacional. O membro vip vai fazer parte de uma comunidade que terá, além de partilhas, temas específicos, palestras fechadas, acompanhamento pessoal, também os vídeos do congresso, no intuito de prepará-lo para o matrimônio no tempo em que conseguirmos”, explica Robson.

Saiba mais sobre o congresso na entrevista abaixo: 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo