Fim das férias

Confiança dos pais na escola ajuda na volta às aulas, diz gestora escolar

Antes do início do ano letivo, professores e gestores realizam atividades preparatórias; objetivo é planejar, capacitar, acolher e transmitir segurança aos alunos e seus familiares

Julia Beck
Da redação

Pais, crianças e professores se preparam para início do ano letivo/ Foto: Andrew Ebrahim – Unsplash

A compra do material escolar, a organização dos uniformes e a retomada dos horários de dormir e acordar são algumas das atividades conhecidas que pais e filhos realizam para a volta às aulas. Mas, e os professores, diretores e gestores, como se preparam para o início do ano letivo?

Mesmo lecionando ou dirigindo institutos e escolas diferentes, a professora e auxiliar de coordenação, Maria Isabela de Araújo; a gestora, Ana Luíza Matos; e a professora, Mariah Braga Mendes, realizam atividades preparatórias que buscam os mesmos objetivos: planejar, capacitar, acolher e transmitir segurança.

Professora de uma escola da rede municipal de educação infantil em Cruzeiro (SP), Mariah conta que, antes do primeiro dia de aula, a preparação é grande e intensa. “Organizamos a escola, há uma limpeza maior, pintura nas paredes… nós professores nos preparamos participando de capacitações e enfeitando as salas para receber os alunos”, revelou.

Além das atividades em conjunto com os demais professores, Mariah comenta que gosta de buscar formas particulares de fazer com que seus alunos se sintam acolhidos. “Faço lembrancinhas, procuro conhecê-los antes, saber o que gostam e o que não gostam. É muito importante estarmos todos preparados, pois as crianças sempre chegam inseguras nesse início de ano e precisamos acolhê-las da melhor forma e as ajudar a se sentirem confiantes e bem-vindas”, explica.

Mariah durante atividade com os alunos / Foto: Arquivo Pessoal

Segundo Maria Isabela, que também leciona para crianças em uma escola na cidade de Lorena (SP), já no recesso os professores são animados pela direção e coordenação da instituição. “A direção e coordenação mandam textos para nossa reflexão”, recorda.

Na semana que antecede o início das aulas, o colégio realiza uma semana de planejamento, com conteúdo que incentiva uma reflexão sobre os novos desafios, palestras com orientadores sobre o material didático utilizado, orientação com a psicopedagoga da escola e organização e planejamento do ano que se inicia.

A professora revela que, como atividade individual, gosta de confeccionar painéis novos e alegres para receber os novos alunos. “No dia que antecede o início das aulas, gosto de ir à missa e entregar o ano que se inicia”, completou.

Parque do Instituto Canção Nova para trabalhar equilíbrio e movimento/ Foto: Ana Luíza – Canção Nova

Gestora da educação infantil do Instituto Canção Nova, Ana Luíza Matos afirma que também os professores, a equipe gestora e os missionários que atuam na educação infantil da escola se preparam para a volta às aulas. Segundo Ana, o ambiente e a sala de aula passam pelo processo de organização, mas o instituto também se preocupa com o emocional de seus funcionários.

“Vivemos formações, capacitações duas semanas antes de receber as crianças. As capacitações ocorrem com uma formação humana, dons, virtudes e carisma da Canção Nova são trabalhados nos professores”.

Ana Luíza acrescenta: “Também temos momentos de missa, celebração, cenáculo, oração do terço e adoração. Então nós temos uma parte pedagógica na formação, onde aprendemos novos métodos, técnicas, conteúdos, planejamento, metologias ativas, mas também trabalhamos a preparação da sala, para que as crianças sintam que aprenderão, mas que também serão livres”.

Projetos para 2020

Parede de lousa para expressão artísticas de alunos e educadores /Foto: Ana Luíza – Canção Nova

Além da acolhida das crianças neste período de adaptação, Mariah destaca que alguns projetos estão sendo preparados na escola para serem aplicados no decorrer do ano letivo. Um destes projetos, de autoria da professora, trabalhará música e reciclagem. “No projeto que eu mesma estou criando, queremos produzir instrumentos musicais com os alunos usando sucatas. A ideia é, posteriormente, criarmos uma bandinha com os instrumentos e fazermos um show para a creche toda”, contou.

Ana Luíza afirmou que a educação infantil do Instituto Canção Nova já está com seu projeto anual definido. Segundo a gestora, os alunos aprenderão em 2020 sobre as estações do ano e as virtudes cardeais – prudência, temperança, fortaleza e justiça.

“Trabalharemos primeiro com nossa equipe de professores e gestores, e depois trabalharemos com as crianças”. Ana Luíza comentou que a palavra de Deus que regerá o ano de 2020 da escola será: “Existe um tempo para cada coisa debaixo do céu” (Ecle 3).

Desafios iniciais

“A dificuldade da adaptação dos alunos se encaixa em duas vertentes: aqueles que já estão na escola, mas estranham a mudança de professora, e aqueles que estão iniciando sua vida escolar.  As dificuldades estão na diferença na rotina, a adaptação ao novo ambiente, as novas regras, ao novo colo, enfim está ligado à dificuldade por viver uma nova experiência”, reflete Maria Isabela.

Leia mais
.: Volta às aulas: ansiedade, angústia e muitas lágrimas!

Para a docente, a preparação no ambiente escolar é fundamental para que o professor esteja pronto para lidar com situações que possam dificultar o processo de adaptação das crianças. Maria Isabela acredita que a capacitação mostra segurança e confiança a crianças e seus familiares.

Paciência e cuidado são algumas das qualidades que devem ser vividas pelos professores neste período, explica Mariah. “No meu caso, trabalho em creche e nós professores precisamos entender que as crianças estão ali, na maioria, porque os pais precisam trabalhar, não por vontade delas. Então, precisamos fazer com que elas se sintam amadas, esperadas e criar na escola um ambiente acolhedor e harmonioso”.

Os pais como aliados na volta às aulas

“É muito comum na educação infantil as crianças viverem esse processo de adaptação. Por isso, na nossa escola, vivemos o início do ano letivo de forma diferenciada com os novos alunos de 2 a 5 anos, para que eles acompanhem nosso ritmo de forma tranquila e compreendam esse processo de integração escolar”, conta Ana Luíza.

Outro método utilizado, segundo Ana Luíza, para estabelecer confiança com os alunos e seus familiares é o atendimento de pais e crianças uma semana antes da data que marcará o início das aulas. “Eles [pais e alunos] passam a tarde com as crianças, brincando na escola, no parquinho, sendo atendidos pelos professores. Deste modo podemos conhecer a histórias das crianças e seu histórico familiar”.

“A adaptação escolar causa incômodos, mas passa. Exige de nós é a paciência. Os pais precisam entender que os filhos precisam confiar na escola e que isso passa pelo coração deles. Se os pais confiam, os filhos aos poucos também confiarão. Se houver dúvidas ou insegurança, isso será transmitido para a criança. É importante demonstrar confiança para o seu filho”, concluiu.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo