Artigo - Empreendedorismo

Marketing pessoal e profissional: a importância da imagem

Seja de uma pessoa ou de uma marca, a imagem precisa ser “vista para ser lembrada”

André Prado*

“É preciso criar uma boa imagem perante os consumidores, onde os produtos e serviços oferecidos pela empresa cumprem o que prometem”, explica André Prado / Foto: Jirsak by Getty Images

O marketing organizacional

Existe um ditado popular que cita: “quem não é visto, não é lembrado”. Alguns acreditam que esta citação também é uma forma de definir marketing em uma só frase. Embora seja interessante, trata-se de um modo simplista de abordar o assunto. Renomados gurus da administração definem o termo de diversas maneiras.

Entre outras coisas o marketing deve estar ligado às estratégias empresariais, oferta de bens e serviços, preferências dos clientes, qualidade nos processos, promoções, pesquisas e outros fatores importantes. Independente do tamanho de uma empresa, a mesma deve procurar desenvolver um bom marketing. Torna-se vital a criação de uma marca referência que esteja sempre nas preferências do consumidor. Isto é fundamental para a sobrevivência organizacional.

Leia mais
.: Todos os artigos sobre Empreendedorismo

Para que isto ocorra é preciso criar uma boa imagem perante os consumidores, onde os produtos e serviços oferecidos pela empresa cumprem o que prometem. No entanto, algumas organizações decepcionam o seu público com mercadorias ou serviços de baixa qualidade. Quando informações deste tipo vêm a público, considerando a dimensão do problema, o estrago pode ser avassalador para a corporação. Dependendo do porte da empresa esta terá de gastar rios de dinheiro para tentar restaurar sua imagem.

Quando um cliente fica satisfeito, ele divulga este contentamento para algumas pessoas. Mas quando ocorre o contrário, considerando principalmente a existência das redes sociais, os danos gerados por uma postagem poderá atingir milhares e até milhões de consumidores.

Em alguns casos, constatando-se que o cliente disseminou a verdade e dependendo da gravidade da informação, o efeito disto pode ser tão destruidor que algumas organizações podem não se recuperar.

Marketing pessoal

O mundo organizacional possui diversos conceitos e práticas que também podem ser aplicados aos seres humanos. O marketing é um destes, motivo pelo qual surgiu o termo marketing pessoal.

Esta denominação é atribuída aos profissionais que divulgam as suas competências e habilidades atreladas à sua pessoa. Entretanto, a “venda” desta imagem não pode ser propaganda enganosa. Existem funcionários que são excelentes em comunicação, possuindo grande conhecimento teórico. Porém são péssimos na execução prática, ou seja, não cumprem os requisitos que alegam possuir.

Neste ponto o indivíduo decepciona seus superiores, sua organização e os que acreditaram inicialmente nas capacitações previamente declaradas. Já os bons praticantes do marketing pessoal comumente possuem um perfil diferenciado.

Entre as suas qualificações é possível citar algumas: pragmatismo, espírito de liderança, confiabilidade, visão, capacidade de trabalhar em equipe, maturidade, integridade, ética, iniciativa, escuta empática, otimismo ponderado, paciência, resiliência e perseverança. Assim como em uma organização, o melhor marketing que alguém pode desenvolver é o de boca em boca. Isto ocorre quando um profissional é observado no exercício de suas atividades principais pelas pessoas que passam voluntariamente a divulgar os seus bons atributos.

São colaboradores cujas apresentações começam a se tornar dispensáveis ou desnecessárias, pois as suas competências extrapolam fronteiras e tornam-se públicas. Só existe algo melhor que um profissional que atende às expectativas. É aquele que as supera perante os que depositaram credibilidade em sua atuação.

___________________________

*André Prado é Mestre em Educação com Menção em Gestão pela Universidad Politécnica Salesiana Ecuador, pós-graduado em Engenharia da Qualidade e bacharel em Administração de Empresas. Desenvolve atividades na Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo, Faculdade Canção Nova e Centro Universitário Teresa D´Ávila. Para conhecer mais sobre gestão visite o site: www.andreprado.com.br

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo