5º Encontro Nacional dos Bispos Eméritos será de 10 a 13 de setembro e abordará a importância do trabalho do bispo emérito
Da redação, com CNBB
A Comissão Especial para os Bispos Eméritos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) iniciou os preparativos para o 5º Encontro Nacional dos Bispos Eméritos, a ser realizado de 10 a 13 de setembro, em Brasília (DF). A reunião ocorreu no Centro Cultural Missionário (CCM) em Brasília, com a participação do secretário-geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner, e teve como foco a programação e as perspectivas para o evento.
Segundo Dom Luiz Soares Vieira, arcebispo emérito de Manaus e presidente da Comissão, o 5º Encontro Nacional dos Bispos Eméritos tem como foco abordar a importância do trabalho do bispo emérito, ainda que este não esteja mais vinculado a sua diocese. “Vamos então conversar um pouco sobre como é esse trabalho, o que a gente pode fazer, e rever a situação dos bispos eméritos que estão nos regionais”, aponta.
Na programação constarão testemunhos, trocas de experiências e uma visita guiada aos principais pontos turísticos de Brasília, oportunidade para aqueles que não conhecem a capital do país. “Tenho certeza que esse encontro vai ser muito bom. E a nossa preocupação nessa reunião é exatamente essa de como organizar tudo isso e fazer com que tenha efeito para os nossos bispos eméritos”, conta Dom Luiz.
Leia mais
.: Quem é e o que faz um bispo emérito? Dom Majella explica
A ideia, segundo o bispo, é a de que ao longo da programação alguns especialistas convidados ministrem palestras sobre temas comuns aos eméritos, tais como saúde psíquica e física: “Teremos uma psicóloga que vai explicar para nós sobre o mundo da pessoa idosa, pois é diferente. São pessoas que muitas vezes passam por insegurança, solidão e esses são considerados problemas sérios para quem avança a idade”.
Além da psicóloga, um médico cardiologista e um outro urologista irão falar no evento sobre a importância do cuidado com a saúde. “Desenvolvemos um trabalho muito importante e não podemos esquecer das nossas pessoas idosas”, comentou Dom Luiz.
57ª Assembleia Geral da CNBB
Outro ponto de destaque da reunião da Comissão dos bispos eméritos é a realização da próxima Assembleia Geral da CNBB, que acontecerá de 1 a 10 de maio em Aparecida (SP). Isto porque durante o evento, os bispos eméritos têm um dia dedicado a eles, para que possam especialmente fazer considerações, embora de acordo com o Estatuto não possam participar das votações que ocorrem.
“O objetivo aqui é também programar como vai ser a nossa colocação para a Assembleia, nós vamos ter a missa também lá na Basílica, no Santuário, e depois nós vamos ter uma reunião com os bispos eméritos que vão participar, então nós estamos programando como vamos conduzir esses acontecimentos”, contou Dom Luiz.
Dom Genival Saraiva de França, bispo emérito de Palmares, afirma que uma das coisas mais bonitas da Assembleia da CNBB é a unidade entre os membros e aponta a participação dos eméritos como uma forma de contribuição: “Essa fraternidade da CNBB é um dos traços realmente característicos de nossa conferência, de modo que é sempre uma motivação para os eméritos poderem participar da Assembleia. Só não votamos estatutariamente mas temos nossas formas de contribuição, inclusive participando com emendas, trabalhos de grupo”.
Além de Dom Luiz Soares Vieira e Dom Genival, participaram da reunião Dom Esmeraldo Barreto Farias, secretário da Comissão; Dom Augusto Alves da Rocha; Dom Elias James Mannig, Dom Itamar Vian e o assessor, padre João Cândito Neto.