Arquidiocese de Salvador

34º Caminhada Penitencial em Salvador espera 200 mil católicos

O evento, que tradicional acontece todo o terceiro domingo da Quaresma, será realizado neste domingo, 24; participantes percorrerão 8 km 

Da redação, com Arquidiocese de Salvador

Caminhada acontece há 34 anos na Arquidiocese de Salvador/ Foto: Arquivo/ Arquidiocese de Salvador

Pelo 34º ano consecutivo, a Arquidiocese de Salvador realizará sua Caminhada Penitencial. O evento, que espera mais de 200 mil católicos e é realizado sempre no terceiro domingo da Quaresma, acontecerá neste domingo, 24, com início em três locais diferentes: Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia (Comércio), Igreja São Vicente de Paulo (Prainha do Lobato) e Paróquia Nossa Senhora dos Mares (Largo dos Mares).

O Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, presidirá missa às 6h30 em frente à Basílica Nossa Senhora da Conceição da Praia. Neste mesmo horário os fiéis participarão da Missa na Prainha do Lobato, presidida pelo padre Sérgio Ricardo. Já às 7h30, o bispo auxiliar, Dom Estevam dos Santos Silva Filho, presidirá a Missa nos Mares.

Após as Celebrações Eucarísticas, quem estiver na Conceição da Praia e na Prainha do Lobato seguirá em caminhada até o Largo dos Mares, onde se encontrarão para, juntos, seguirem até a Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim (Bonfim). Durante todo o percurso, cerca de 8km para quem sair da Conceição da Praia, serão carregadas duas cruzes, cada uma com seis metros de comprimento e três metros de largura. Quem desejar poderá receber o sacramento da Confissão.

Leia também
.: Mensagem do Papa Francisco para a Quaresma 2019
.: Quaresma 2019: Criação anseia pela conversão humana, diz Papa
.: Quaresma é tempo de se preparar para a Páscoa, lembra padre

De acordo com o coordenador da Comissão Arquidiocesana de Eventos da Arquidiocese de Salvador (CAREV), padre Valter Ruy, a Caminhada Penitencial é a manifestação pública do povo de Deus, que vai se unir ao coração do seu pastor, Dom Murilo Krieger, para em uma só voz, um só desejo, sair do Colo da Mãe para ir aos braços do Filho, na Mansão da Misericórdia. “São 34 anos de Caminhada Penitencial, marcada pela fé, louvando e agradecendo a Jesus pela Sua infinita Misericórdia. É um tempo favorável, no qual nós manifestamos o nosso grande amor ao coração do Filho de Deus, que é Jesus Cristo, pedindo a Ele a graça da conversão, cantando a Ele os nossos louvores, e pedindo a Ele que nos dê a Sua graça e a Sua bênção”, afirma.

Quem também marcará presença durante o evento é a Pastoral Universitária (PU). Ao longo dos 8 km de caminhada, estudantes, professores e funcionários de universidades recolherão garrafas pet descartadas pelos participantes, que serão entregues a projetos da Arquidiocese que realizam trabalhos com reciclagem.

Para os fiéis que participarão da Caminhada Penitencial, a Arquidiocese faz um pedido: a doação de alimentos não perecíveis, que serão destinados para instituições na capital baiana, como as Obras Sociais Irmã Dulce (OSID). Para recolher os alimentos, caminhões do Exército estarão em pontos estratégicos durante todo o percurso.

Na Ilha

Em Comunhão com os fiéis da capital baiana, os moradores das Ilhas – Forania 10 (Paróquias Santíssimo Sacramento, Sagrado Coração de Jesus, Nossa Senhora do Carmo e Santo Amaro) também realizarão a Caminhada Penitencial neste mesmo dia, 24. A concentração terá início às 7h, em Porto dos Santos. Por volta das 8h o bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Marco Eugênio Galrão Leite de Almeida, presidirá a Santa Missa. Logo após a Celebração Eucarística, os fiéis caminharão até o Distrito de Amoreiras, onde será dada a bênção final. Vale ressaltar que Porto de Santos e Amoreiras são distritos que estão localizados na Paróquia Santíssimo Sacramento (Itaparica).

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo