Caridade

Comissão para a Juventude lança campanha e incentiva ações solidárias

Hashtag #pastoraljuvenilsamaritana foi lançada para incentivar ações solidárias por parte da juventude em todo o país

Da redação, com CNBB

Neste tempo de pandemia, são muitas as necessidades das pessoas idosas, dos hospitais, dos que estão perdendo seus empregos ou não podem trabalhar, enfim, em todo o território nacional, as necessidades são muitas. Pensando nisso, a Pastoral Juvenil propõe uma caminhada de Pastoral Juvenil Samaritana.

Leia mais
.: Igreja no Paraná promove gestos de solidariedade em meio à pandemia
.: Ações de solidariedade contagiam em meio à quarentena

O bispo de Valença (RJ) e presidente da Comissão, Dom Nelson Francelino, convida os jovens do Brasil para rezarem e realizarem ações de cuidado e compaixão. “Essa é a hora dos jovens se unirem e invocarem o poder de Deus sobre toda esta situação. Esta iniciativa é para nos unirmos, somarmos forças e invocarmos o poder de Deus sobre toda essa realidade de pandemia que vem assustando todo o nosso Brasil, o mundo inteiro de modo geral”, afirmou.

A proposta é incentivar que os grupos de jovens, a partir de suas realidades e das necessidades do seu entorno, possam colocar-se a serviço da sociedade promovendo ações solidárias que vão desde ajudar as pessoas idosas como se oferecer para fazer compras, por exemplo, ou levar alimentos e materiais de higiene aos moradores de rua.

Segundo a comissão, muitos têm compartilhado lindas experiências de arrecadação de alimentos para os mais pobres, fabricação de máscaras, de pães, bolos, vaquinhas virtuais. Enfim, isso tudo além da criatividade na evangelização pelas redes sociais, o que ajuda a manter viva a chama da fé e da esperança.

A prática da solidariedade é inerente à vida e aos ensinamentos cristãos como um chamado permanente para olhar as realidades de vulnerabilidade e, principalmente, os necessitados. Não é um olhar de desprezo como o daqueles que passaram pelo caminho e foram indiferentes à dor e ao sofrimento daquele homem que foi atacado por assaltantes, mas um olhar bondoso e repleto de caridade como o que teve o bom samaritano, refletiu o bispo. “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10, 33-34).

Leia mais
.: Solidariedade, único remédio para transformar cenários tristes

De acordo com a comissão, Dom Nelson revela que, comunidades, paróquias e dioceses realizam muitos trabalhos de promoção da dignidade humana e também ações de solidariedade com pessoas em situação de vulnerabilidade social há muitos anos. Por isso, a Igreja do Brasil convoca todas as pessoas de bom coração, especialmente as expressões jovens, para que se somem às iniciativas já em curso ou promovam novas ações de solidariedade nesse momento tão difícil da vida humana. E a juventude não pode ficar fora dessa rede de solidariedade.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo