Fim do sinal analógico

Começa nesta segunda-feira migração para TV digital

Migração para a TV digital deve ser realidade em 100% do país em 2023

Radioagência Nacional

A partir desta segunda-feira, 15, a TV analógica começa a ser desligada no país. Nesta segunda-feira, Rio Verde (GO) será o primeiro município brasileiro a fazer a transição para a TV digital.

Neste ano, Brasília será a única capital a realizar a mudança de acordo com o cronograma divulgado pelo Ministério das Comunicações. Em outubro, o Distrito Federal e as cidades do entorno terão o sinal da TV analógica desligados.

O prazo para a mudança em todo o país foi adiado várias vezes e apenas em 2023 a TV digital será uma realidade em 100% dos aparelhos do país. Segundo o governo, foi necessário dar mais tempo para a migração devido aos grandes eventos que o Brasil vai receber até 2018, como as Olimpíadas e a eleição presidencial daqui a dois anos.

Além disso, as redes de televisão terão um prazo maior para avisar aos telespectadores sobre o desligamento. Atualmente, a TV analógica recebe sinais de frequência modulada FM e converte em sinais de imagem e som.

Já a TV digital também recebe esta frequência, mas transmite para dados digitais, como acontece com a internet acessada por meio de um transmissor wi-fi. Para pegar o sinal digital, o aparelho precisa de um conversor embutido ou externo.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo