Cinco anos da JMJ Rio2013 é celebrado com evento neste sábado

Arquidiocese do Rio de Janeiro promove evento na Catedral na tarde deste sábado

Da redação, com Arquidiocese do Rio

Evento na Catedral do Rio de Janeiro celebra os cinco anos da JMJ Rio2013 / Foto Divulgação Arquidiocese

A Arquidiocese do Rio de Janeiro promove neste sábado, 28, um evento em comemoração dos cinco anos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Rio de Janeiro. O encontro ocorrido entre os dias 23 e 28 de julho de 2013 atraiu mais de três milhões de pessoas.

O evento comemorativo acontecerá hoje na Catedral Metropolitana de São Sebastião, a partir das 13h, e será uma oportunidade pra incentivar a participação na próxima JMJ no Panamá, de 22 a 27 de janeiro de 2019.

Leia também
.: JMJ Rio 2013 completa 5 anos; bispo comenta principais frutos

O pároco da Catedral, cônego Cláudio dos Santos, frisou que o encontro será uma oportunidade para vivenciar ainda mais as graças de Deus, que contagiaram não somente o coração dos jovens, mas das famílias, que foram tocadas e evangelizadas ao abrirem as suas casas e acolherem os peregrinos que vieram para a jornada no Rio de Janeiro. “Neste dia, queremos que tudo aquilo que foi despertado na jornada continue sendo realizado em nossa arquidiocese”, afirmou.

O missionário da Comunidade Canção Nova, Emanuel Stenio, fará uma pregação durante o evento. Com a experiência de ter participado de três JMJs, como diretor espiritual e animador de catequese, Emanuel afirma que a jornada mundial é um marco na vida de qualquer país e, principalmente, na vida da juventude. “É louvável recordar esse tempo após cinco anos, para que não nos esqueçamos do que vivemos, trilhando um caminho em direção à próxima JMJ, no Panamá”, acrescentou.

De acordo com ele, a temática de sua pregação esta tarde será voltada para a questão da perseverança, tendo como lema ‘As jornadas e o sonho de São João Paulo II, décadas depois’. “Falaremos sobre a importância de perseverar no caminho do Senhor e trilhar esse caminho, custe o que custar. Os que estagnaram, devem recomeçar. E o que está caminhando, deve retomar as forças e continuar firme no propósito que o Papa Francisco nos propôs na JMJ”, salientou.

Programação

O encontro pelos cinco anos da JMJ Rio terá início às 13h, com a acolhida na Catedral Metropolitana, na Avenida Chile, no Centro, seguida da bênção do Santíssimo Sacramento, presidida pelo padre Jorge Carreira.

O bispo auxiliar do Rio e animador da juventude, Dom Paulo Alves Romão, fará a abertura do evento. Em seguida, haverá o momento de pregação, ministrada pelo missionário Emanuel Stenio. A missa será presidida pelo bispo auxiliar Dom Joel Portella Amado, que durante a jornada era o coordenador geral do comitê local.

O evento contará, ainda, com as cópias dos símbolos da jornada, o ostensório com o Santíssimo da Missa de Envio, além de informações sobre a JMJ Panamá.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo