Fenômeno será mais intenso no litoral do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, mas também poderá chegar a outras regiões
Thiago Coutinho
Da redação
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) alerta para a formação, neste fim de semana, de um ciclone extratropical que atingirá sobretudo a região litorânea dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, mas também poderá alcançar o litoral de São Paulo e Rio de Janeiro. Os ventos podem chegar a até 100 km/h na região sul.
Este ciclone se formará devido à baixa pressão atmosférica que se formará entra a costa da Argentina até a costa do Rio Grande do Sul, podendo chegar à região sudeste. “Este sistema gera um centro de baixa pressão significativa e provoca ventos e chuvas mais fortes, dependendo da área de atuação”, explica o climatologista do INPE, Luiz Kondraski.
Leia mais
.: Pesquisadora do Inpe fala sobre as mudanças climáticas
O ciclone será mais forte a partir da tarde de sábado e poderá se prolongar até a costa do sudeste. “O litoral de São Paulo e Rio de Janeiro terá mais vento, neste quadrante sudoeste”, afirma Kondraski. “Pode haver rajadas de até 100 km/h no Chuí (RS), Laguna e Florianópolis (SC), a partir de sábado. E serão mais fortes no oceano, mas podem atingir a faixa litorânea de São Paulo e Rio de Janeiro com pouca chuva, mas com rajadas de vento de até 70km/h”, acrescenta.
O INPE já informou a Defesa Civil Nacional e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), que é o responsável pela divulgação desses avisos meteorológicos, disse Kondraski.