10 milhões de estrelas

Cáritas lança, no Brasil, projeto para promoção da paz

Realizado a cada ano, projeto “10 milhões de estrelas” busca discutir questões sociais que ameaçam a vida e despertar solidariedade nas pessoas

Da Redação, com Rádio Vaticano

cartaz_caritasNo dia 13 de novembro, a Cáritas lança, no Brasil, o projeto “10 Milhões de Estrelas”, inspirado na promoção da paz. O lançamento será na sede nacional, em Brasília, em concomitância com seus 58 anos de fundação.

“As estrelas sempre estiveram presentes na espiritualidade dos povos e igrejas inspirados na tradição bíblica. A espiritualidade que provém da mística das estrelas revela-se na ternura e no cuidado de Deus para com a natureza e a humanidade”, lê-se num comunicado da instituição.

O projeto será permanente, a ser realizado a cada ano, na perspectiva da espiritualidade, da promoção da paz e da justiça social. Com esse tema, serão assumidos anualmente temáticas sociais que tornem concretos a promoção da paz e o compromisso com as pessoas empobrecidas.

Em 2014, a Cáritas escolheu o tema da Campanha Mundial contra a fome: “Uma família humana: pão e justiça para todas as pessoas”. “Assim, espera-se que o Projeto 10 Milhões de Estrelas adote um processo pedagógico para pautar questões que atentam contra a vida e a dignidade das pessoas, mas que também provoque a solidariedade, formando uma verdadeira constelação humana, pela paz e contra a fome e a pobreza extrema”, informa a Cáritas.

O ato que identificará os participantes dessa iniciativa será o de acender velas no dia 24 de dezembro – noite de Natal, nas casas, praças, ruas, comunidades e praias, nos cantos e recantos das cidades e dos campos.

“Será um gesto concreto de nossa solidariedade, uma prática de sensibilização da sociedade e de todas as pessoas como uma só família humana. Quanto mais forem as estrelas, mais iluminarão. A cada ano, essa ação será repetida coletivamente, num pedido de paz e unidade, por outro mundo que já estamos construindo.”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo