De volta ao Brasil

Padre Cesar Augusto deixa Rádio Vaticano e assume Santuário no Brasil

Responsável pelo Programa Brasileiro da Rádio Vaticano volta para o Brasil para assumir a função de Reitor no Santuário de Anchieta

Monique Coutinho
Da redação, com Rádio Vaticano

PADRE CESAR

Padre Cesar Augusto foi responsável pelo Programa Brasileiro da Rádio Vaticano durante sete anos / Foto: Rádio Vaticano

“Sentimento de dever cumprido, sentimento misto de alegria e de saudade, sentimento de que é bom voltar ao Brasil”. Essa foi a afirmação do jesuíta, padre Cesar Augusto, que nos últimos sete anos foi responsável pelo Programa Brasileiro da Rádio Vaticano. O sacerdote deixa Roma nesta segunda-feira, 3, para assumir a função de Reitor no Santuário de Anchieta, na cidade de Anchieta (ES).

Em entrevista a Rádio Vaticano, o sacerdote falou sobre o período que passou em Roma e suas expectativas para o novo trabalho no Brasil.

Segundo padre Cesar, essa foi uma experiência única, “conheci o Vaticano, conheci a Santa Sé, vivi essa mudança, a renúncia do Papa Bento XVI, a eleição do Papa Francisco, um latino-americano, e deu pra conhecer também toda essa questão da igreja, (…) foi um momento muito rico em que você muda a cabeça, você passa a entender a igreja no mundo todo, evidentemente como jesuíta também deu para conhecer de um modo mais profundo a Companhia de Jesus”.

Ouça entrevista completa

O sacerdote demonstra muita gratidão a Deus pela oportunidade de ter vivido esses anos em Roma, pois acredita que sua passagem pela capital da Itália proporcionou e colaborou bastante no processo de canonização do padre José de Anchieta, do qual foi um dos vice-postuladores.

Com relação a sua vinda para o Brasil, Padre Cesar será o primeiro reitor do Santuário de Anchieta e disse que pretende investir em dois âmbitos: o espiritual e o cultural.

De acordo com o sacerdote, ao lado do templo haverá uma casa de retiros, onde terá muitos exercícios espirituais, como forma de aproximar cada vez mais a pessoa humana do Criador.

“Minha ideia é desenvolver mais ainda essa casa de retiros, para que ela seja um local de crescimento espiritual, que as pessoas possam não apenas fazer retiros, mas cursos, conhecimento da ação de Deus, de espiritualidade, então terá esse braço (…) e também um braço de pesquisa cultural. Já existe um museu, mas nós teremos, de um modo assim de maior serviço, uma biblioteca, todo esse material da canonização de Anchieta para pesquisas. Ou seja, o corpo que é o santuário com dois braços, o braço da espiritualidade e o braço da cultura”, acrescenta.

Padre Cesar fala também sobre o sentimento que há em seu coração. “Você está nas mãos de Deus e você tem que ser obediente a Ele e perceber que se você confia no amor Dele, você tem que se entregar (…) volto para o Brasil dizendo: que bom obedecer a Deus, Deus é que comanda, ainda bem que Ele comanda, que bom”.

O padre ainda não divulgou a data para a posse da reitoria do santuário, mas informou que será em breve.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo