Na Itália

Novo aplicativo auxilia no combate à fome

Com o objetivo de saciar a fome dos pobres e indigentes, novo aplicativo criará uma “ponte” entre os que tem mais comida e aqueles que mais necessitam

Da redação, com Rádio Vaticano

celularSerá lançado na Itália um aplicativo para smartphones que pretende ajudar na mobilização de pessoas para acabar com a fome de pobres e indigentes. O projeto vai contra o desperdício de alimentos e se intitula “Fome Zero”.

Tem o apoio da Secretaria de Estado do Vaticano, na pessoa do sacerdote espanhol monsenhor Francisco Frojan Madero, e do governo italiano.

A iniciativa começará no próximo dia 8 de dezembro, simultaneamente à iluminação de uma grande árvore de Natal na Praça de Espanha, em Roma.

Usando o aplicativo, será “criada uma ponte direta e imediata entre os que têm mais comida e aqueles que nada têm ou que conseguem fazer refeições com dificuldade”. A campanha envolve três tipos de usuários, divididos por categorias: doadores, anjos e centros.

Os doadores são os que fornecem a alimentação, os anjos são aqueles que a entregam, e os centros são os lugares físicos mais próximos dos doadores. O objetivo é criar um espaço no qual os pobres possam conseguir comida gratuita.

“Por exemplo, imaginem que vocês deram uma festa em casa e que sobram as latas de atum. É possível compartilhar informações pela internet, usando o nosso aplicativo. O “anjo” chegará na mesma noite e o alimento será imediatamente entregue a alguém que tenha necessidade”, disse monsenhor Frojan na coletiva de imprensa de apresentação, na sede do governo italiano, Palácio Chigi.

A campanha também recebeu a aprovação do cardeal hondurenho Oscar Rodriguez Maradiaga, Presidente da Caritas Internacional, que destacou a importância do projeto em escala global. A Caritas colocou à disposição seus postos de Roma como “centros” da campanha.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo