Reunião eletiva

Caritas Brasileira realiza assembleia geral da entidade em Teresina

Até sábado, 23, a Cáritas Brasileira estará em Teresina com seus integrantes discutindo maneiras de apoiar e ampliar sua ação social no país

Thiago Coutinho
Da Redação


De 19 a 23 de novembro, a Cáritas Brasileira se reúne em Teresina (PI) para a sua 24ª Assembleia Geral, cujo tema deste ano será “Bem Viver: esperança, resistência e profecia”, apoiando-se na inspiração bíblica do Evangelho de Lucas: “Erguei-vos e levantai a cabeça, pois está próxima a vossa libertação” (Lc 21,28).

O intuito da Rede Cáritas é discutir, entre outros assuntos, a inclusão social e auxiliar os mais necessitados a serem sujeitos de sua própria transformação, como classificou Fernando Zamban, diretor executivo da Cáritas Brasileira.

“Promover a pessoa humana apenas não basta. Há uma relação direta com construção de políticas públicas, deve haver um conjunto de políticas públicas com o Estado, para que ele possa favorecer intervenções na sociedade que possa transformar a vida das pessoas mais empobrecidas”, explicou.

A Assembleia Nacional discutirá seus desafios no país, especialmente no que diz respeito às dificuldades econômicas e sociais do povo brasileiro. “A Cáritas atua junto às pessoas que mais sofrem neste país que vivem em situações de pobreza ou extrema pobreza”, reiterou o diretor.

Sob a ótica econômica e social, a Cáritas Brasileira possui alguns planos que pretende pôr em prática a fim de ajudar a diminuir a pobreza. “Queremos trabalhar com economia popular solidária. Ou seja, organizar pessoas, trabalhadores e trabalhadoras, para que juntos encontremos soluções econômicas para sua vida familiar, numa relação sem patrões e empregados, individualistas ou de obtenção de renda, mas de cooperação e solidariedade mútua”, ponderou. 

———————— continue lendo depois do anúncio ————————

A Cáritas também pretende discutir trabalhos para sanar a escassez de água em regiões em que esta é uma dificuldade para a população. “Este desequilíbrio climático gera também um número maior de desastres naturais que afetam a vida de milhares de pessoas”, recordou o diretor executivo da Cáritas. “São mais chuvas, inundações, rompimento de barragens que acabam afetando a vida das pessoas, sobretudo as menos favorecidas”.

A escola do evangelho de Lucas

O texto de Lucas, segundo Zambam, traduz fielmente o espírito das comunidades que se entregam à missão de viver o projeto de Jesus Cristo. “Enquanto Jesus seguia com sua missão, sua peregrinação, denunciando o poder econômico, a exploração de riquezas e das pessoas, ao mesmo tempo Ele também queria reanimar as pessoas. Este texto de Lucas, na extensão dos versículos, mostra-nos um conjunto de reflexões que Jesus fazia junto às comunidades para que não percam a esperança”, detalhou.

A programação

Nesta quarta-feira, 20, a Assembleia fará uma acolhida dos participantes com uma oração inicial, saudação da diretoria e abertura formal do evento. Haverá, em seguida, um painel temático com o tema “Bem Viver: esperança, resistência e profecia”, “em que esperamos, com a colaboração de assessores externos, lançar um olhar sobre o momento e a conjuntura que o nosso país vive”, afirmou Zambam.

Na quinta-feira, 21, será decidido quem ocupará a diretoria nacional da Cáritas Brasileira e o Conselho Fiscal para o quadriênio 2020-2024. Atualmente, a Rede Cáritas no Brasil conta com 182 entidades membro, que são organizadas em 12 regionais com 5 articulações.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo