Brasil

Cáritas lança página com o objetivo de empregar migrantes e refugiados

Iniciativa faz parte do Programa Pana, uma parceria desenvolvida pela Cáritas Brasileira e pela Cáritas Suíça, com apoio do Departamento de Estado dos Estados Unidos

Da redação, com CNBB

Os venezuelanos que desejam ter uma nova chance no Brasil agora contam com mais uma oportunidade. Isto porque a Cáritas Brasileira criou uma página na internet com o objetivo de reunir currículos de migrantes e refugiados que desejam trabalhar e gerar renda. No portal, o interessado poderá se cadastrar e fornecer informações de sua atuação profissional. Existe, ainda, um espaço para que empreendedores e outros contratantes possam anunciar vagas de emprego para esse público.

A iniciativa faz parte do Programa Pana, uma parceria desenvolvida pela Cáritas Brasileira e pela Cáritas Suíça, com apoio do Departamento de Estado dos Estados Unidos. Lançada com a página Oportunidades, a campanha “Dê oportunidade a nossos Hermanos”, faz parte do terceiro momento da iniciativa, que tem como foco promover a integração. Além da página dentro do Portal EuMigrante, há vídeos publicitários e ações nas redes sociais.

No portal, a Cáritas diz que a meta é favorecer mais de 3.500 pessoas, sendo pelo menos 1.224 delas imigrantes venezuelanas, a partir da integração em sete capitais do Brasil: Boa Vista (RR); Brasília (DF); Curitiba (PR); Florianópolis (SC); Porto Velho (RO); Recife (PE) e São Paulo (SP).

Leia mais
.: Ninguém pode ficar indiferente ao sofrimento dos migrantes, diz Papa
.: Cáritas Brasileira cria projeto de inclusão e assistência a refugiados

Em Brasília, para o processo de inserção laboral, a Casa de Direitos da Cáritas já colaborou na integração de 200 migrantes, seja na elaboração dos currículos, na procura de oportunidades de trabalho, na sensibilização e orientação jurídica de empregadores e no acompanhamento do processo de adaptação ao trabalho. “Desses 200 migrantes, 75 estão trabalhando”, afirma a assessora nacional de migrações e refúgio, Hildete Emanuela N. de Souza.

Para ela, a iniciativa chegou para impulsionar ainda mais o processo de inserção laboral dos migrantes e refugiados. “Estamos bem animados com a Campanha e queremos que as empresas e instituições possam se sensibilizar com essa causa e contribuir de maneira mais direta na integração dos nossos irmãos e irmãs que vieram para o Brasil e tem feito desse nosso chão sagrado sua nova morada”, finaliza.

Saiba mais sobre a Campanha: https://eumigrante.org/oportunidades

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo