Cáritas Brasileira

Projeto 10 Milhões de Estrelas pede oração e reflexão pela paz

Coordenador do projeto, Jaime Conrado de Oliveira, explica iniciativa e incentiva cristãos a aderirem à ação 

Julia Beck
Da redação

/ Foto: Divulgação

No ano de 2018, o projeto “10 Milhões de Estrelas”, uma iniciativa da Cáritas Brasileira, chega à sua quarta edição tendo como tema central a paz. De acordo com o coordenador do projeto, Jaime Conrado de Oliveira, o principal objetivo é sensibilizar as pessoas, nas comunidades, nos bairros, nos grupos, nas periferias e em diversos lugares a refletir sobre o tema.

“Estamos vivendo em um mundo que precisa refletir mais sobre a paz, pensar mais na solidariedade entre as pessoas, alimentar mais a cultura do encontro, vivenciar mais experiências na sua comunidade na perspectiva do apoio e amor ao próximo”, afirmou Oliveira.

A iniciativa tem como principal ação incentivar as pessoas, durante o período do advento ou na noite de Natal, a acenderem uma vela e rezarem pela paz. Segundo o coordenador do projeto, a intenção é que pessoas do mundo todo não se esqueçam da jornada em busca de um futuro melhor e mais justo para toda a criação, na casa comum e no planeta. O nome do projeto faz alusão às milhares de luzes que as velas emanarão, que se assemelham ao das estrelas. Para Oliveira, juntas, as velas movimentarão uma constelação pela paz.

Leia também
.: No Angelus Papa faz apelo pela paz na Síria
.: Devemos ser ‘artesãos da paz’, diz Papa em homilia
.: “Invistamos na paz, não na guerra!”, pede Papa Francisco

Coordenador do Projeto 10 Milhões de estrelas, Jaime Conrado de Oliveira/ Foto: Arquivo Cáritas Brasileira

O projeto teve sua origem em 1984, na França, no período do advento, e é realizado também em outros países. “A cada ano, o projeto vem se concretizando sendo mais conhecido pelas pastorais, organismos da igreja, movimentos sociais e a comunidade em geral. É um gesto concreto e coletivo, na perspectiva da consolidação da cultura de paz, da justiça social e de uma espiritualidade comprometida”, contou o coordenador do “10 Milhões de Estrelas” no Brasil.

Em 2014, ano inicial do projeto no Brasil, Oliveira conta que apenas os regionais da Cáritas e suas entidades membro auxiliaram na organização do “10 Milhões de Estrelas”. No segundo ano, o coordenador da iniciativa recorda o envolvimento da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), considerada hoje como a principal parceira da Cáritas Brasileira neste projeto. “Em 2017 entrou como parceiro do projeto as escolas Maristas e especialmente esse ano contamos com outras parcerias importantes por se tratar de uma caminhada ecumênica. Hoje contamos com a parceria do CONIC e de outras igrejas cristãs”, revelou.

Leia também
.: É urgente superar a violência e cultivar a paz
.: Paz não é só ausência de guerras, mas presença de justiça e solidariedade

É estimada a participação de 500 a 800 mil pessoas nesse projeto, mas, segundo Oliveira, é preciso aumentar seu alcance para a conscientização coletiva acerca da paz. “Acreditamos que a paz é um grande chamado para a sociedade. Precisamos construir caminhos para chegarmos nos lugares mais distantes e tentar plantar e cultivar essa semente da paz. Temos que sensibilizar também os meios de comunicação de massa sobre a existência desse projeto e sua importância na construção de caminhos e reflexões que promovam a paz”.

A paz, enfoque do projeto, foi iluminado, de acordo com Oliveira, pelo tema da Campanha da Fraternidade (CF) da CNBB – Fraternidade e a superação da violência. “Achamos importante o fortalecimento das iniciativas para proporcionar mais amplitude tanto da CF como do nosso projeto”, sublinhou. A motivação do “10 Milhões de Estrelas” caminha, de acordo com o coordenador do projeto, sempre pelo campo da mística espiritualidade e é mais fortalecido pelo período em que o mesmo é desenvolvido, o período do advento, da espera do nascimento de Cristo.

Leia também
.: Papa exorta cristãos a serem construtores da paz

Desenvolvimento do “10 Milhões de Estrelas”

Esse ano, a iniciativa foi lançada no dia 28 de novembro com uma celebração ecumênica pública. Essa celebração teve como tema: migrantes e refugiados. A inspiração bíblica foi o texto do apóstolo Mateus (Mt 1,18-24), que relaciona o sonho de José e a realização do projeto do Reino para todas as pessoas. 

O projeto incentiva também que as comunidades, bairros, grupos e pessoas realizem quatro encontros dentro da metodologia do projeto. A cada semana, há um tema específico e é acesa a vela do Advento.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo