Tragédia em Campinas

Cardeal Odilo Scherer comenta tragédia na Catedral de Campinas

Dom Odilo diz que fato é assustador e triste e manifesta sua solidariedade para com vítimas e familiares

Denise Claro
Da redação

A Catedral Metropolitana de Campinas foi cenário, na tarde de ontem, de uma tragédia. Durante a Missa, um homem entrou na Igreja e atirou contra os fieis. Após o ato, se matou. Ao todo, foram 6 vítimas fatais, e 5 feridos.

Na tarde desta quarta-feira, 12, em entrevista à Canção Nova, o Cardeal Odilo Pedro Scherer comentou o incidente:

“O que aconteceu na Catedral de Campinas é um fato trágico e assustador. Ninguém ainda sabe bem como interpretar isso, mas que uma pessoa entre na Igreja e comece a disparar para matar pessoas é um fato assustador e triste (…) Quero apresentar minhas condolências às famílias vitimadas, enlutadas. Aos feridos, a minha solidariedade. E também a minha oração pelos falecidos.”

O cardeal esteve na manhã de hoje em Campinas, onde celebrou a missa no Santuário Nossa Senhora de Guadalupe e pôde manifestar seu apoio e solidariedade à Arquidiocese, na pessoa do Administrador Apostólico, Padre José Eduardo Meschiatti.

Saiba mais

.: Missa na Catedral de Campinas recorda vítimas da tragédia
.: Campinas decreta luto de três dias
.: Regional da CNBB: solidariedade às vítimas de ataque em Campinas

Dom Odilo disse ainda que desaprova qualquer ato de violência, mas lembrou que ainda não se sabe de fato a condição de quem o cometeu, e pediu orações para a família do atirador:

“A gente sabe que se trata de uma pessoa que ‘tinha lá seus problemas’, e já vinha dando mostras de situações que não estavam bem. Mas a dor também da família dele é grande, o pai dele inclusive, que era uma pessoa muito ligada à Igreja, Ministro da Eucaristia, que perdeu a esposa há pouco tempo atrás de câncer, perdeu outro filho por câncer, quer dizer, este pai também está destruído, vendo agora esta situação na sua família, um filho que fez isso. É uma situação dolorosa também para esse pai. É o caso de rezar e de se manifestar também solidário em relação ao pai desse rapaz que fez esse ato insano na Catedral de Campinas.”

Ao final, o cardeal enfatizou a importância de se cuidar das pessoas que apresentam problemas de comportamento:

“É muito importante que nós estejamos atentos todos, se tem algum familiar, alguma pessoa que está próximo à gente, que manifesta certas preocupações, do ponto de vista da sanidade, do equilíbrio mental, ajudar esta pessoa, tratar, cuidar, para que ela seja acompanhada.”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo