Resposta aos presos

Papa Francisco envia carta a detentos de presídio italiano

Carta responde aos detentos que escreveram ao Papa contando desabafos; Pontífice deseja que tempo na prisão ajude a encontrar a paz

Da Redação, com Rádio Vaticano

A permanência na prisão não seja vivida como uma “perda de tempo”, mas como “real oportunidade de crescimento para encontrar a paz no coração”. Foi o que escreveu o Papa Francisco em uma carta para os detentos do Cárcere de Latina, província italiana da região do Lácio. Francisco pegou caneta e papel para responder, como explica na carta, àqueles que escreveram “desabafos e confidências”.

A carta foi entregue ao capelão do presídio, padre Nicola Cupaiolo, pelo Mons. Yoannis Lahzi Gaid, um dos secretários particulares do Papa. Desejando um Feliz Natal, Francisco expressa seus votos de que o tempo passado na prisão ajude os presos a encontrar a paz.

“As horas, os dias, os meses e os anos passados, ou que vocês estão transcorrendo nesta Casa de Latina, sejam vistos e vividos não como tempo perdido ou como uma punição temporária, mas como mais uma oportunidade para o crescimento real para encontrar a paz do coração e a força para nascer de novo e voltar a viver a esperança no Senhor, que nunca desilude”.

O Pontífice se alegra porque muitos dos detentos estão seguindo um caminho de fé com o capelão e com aqueles que estão próximos.

Junto com a carta, foi enviado de presente um novo missal. O Papa explicou o motivo: “para que vocês descubram na Missa o percurso diário com o Senhor, que é o médico eficaz de suas feridas, amigo fiel de todos os dias e a nutrição necessária para ajudar naquele caminho de salvação e de libertação que nem mesmo as grades da prisão podem impedir”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo