12 de dezembro

Cardeal Damasceno concelebra Missa com o Papa nesta sexta

Pela primeira vez, um Papa latino-americano presidirá a celebração em honra à Padroeira da América Latina, Nossa Senhora de Guadalupe

Da redação, com CNBB

Cardeal_Damasceno

Cardeal Damasceno concelebra com o Papa nesta sexta-feira, 12, festa de Nossa Senhora de Guadalupe / Foto: CNBB

O Papa Francisco presidirá, nesta sexta-feira, 12, na Basílica de São Pedro, no Vaticano, uma celebração em honra a Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América Latina.

O arcebispo de Aparecida e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Cardeal Raymundo Damasceno Assis, foi convidado a concelebrar com o Pontífice na Basílica de São Pedro.

De acordo com a Pontifícia Comissão para a América Latina do Vaticano, o Papa confiará a intercessão da padroeira continental “para a evangelização de seus povos, para o crescimento em humanidade e para a construção de condições de paz, justiça e unidade entre suas nações irmãs”.

A Missa está marcada às 18h (horário local – 15h em Brasília). Segundo o comunicado da Comissão, a partir de 16h45 (horário local – 13h45 em Brasília) as bandeiras de todos os países do continente entrarão na Basílica, prestando homenagem à imagem de Nossa Senhora de Guadalupe. Após este momento, haverá recitação do “Rosário Guadalupano”, orações do Advento e cantos da tradição latino-americana.

Cantos da Missa Criola, do compositor Ariel Ramírez, acompanharão a Missa. A execução será dirigida por Facundo Ramírez, filho do artista argentino, e por seu grupo musical, além de Patrícia Sosa e o coro romano “Musica Nova”.

A Pontifícia Comissão para a América Latina considera que a festa de Nossa Senhora de Guadalupe tem significado e repercussão especial porque o primeiro Papa latino-americano irá presidi-la.

NSraGuadalupeO comunicado divulgado em outubro ressalta a demonstração de “uma devoção muito profunda” do Papa Francisco à santa. Em maio, por ocasião da visita de bispos mexicanos, foi enviada uma “saudação de filho” à Virgem de Guadalupe.

Evento

No sábado, 13, a Comissão organizou um “evento guadalupano”, que acontecerá no Auditório del Augustinianum. Será uma oportunidade de conhecimento mais profundo sobre as aparições e o significado da mensagem de Nossa Senhora de Guadalupe na origem dos povos americanos e na atualidade. Vídeos, cânticos, palestras, diálogos e orações farão parte das atividades.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo