Comemoração

Cardeal Geraldo Majella completa 80 anos

O Cardeal primaz emérito do Brasil, Dom Geraldo Majella Agnelo, completa neste sábado, 19, 80 anos. Os fiéis da Arquidiocese de São Salvador irão homenagear o cardeal durante uma Celebração Eucarística, no Santuário Nossa Senhora de Fátima, hoje às 19h.

Dom Geraldo foi o 26º Arcebispo de Salvador. Em 2003 foi eleito presidente da CNBB, cargo que ocupou até maio de 2007. Foi um dos presidentes da Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e Caribenho, encontro que aconteceu em maio de 2007, em Aparecida, São Paulo, tendo a abertura feita pelo Papa Bento XVI.

O arcebispo nasceu em Juiz de Fora, Minas Gerais, em 1933. E sua ordenação sacerdotal, que  ocorreu em 29 de junho de 1957 na Catedral da Sé, em São Paulo, escolheu como lema “Caridade com Fé”.

No dia 5 de maio de 1978, o Papa Paulo VI o nomeou Bispo Diocesano de Toledo, no Paraná. Em 27 de outubro de 1982,  o Papa  João Paulo II o escolheu como Arcebispo Metropolitano de Londrina, também no Paraná.

Em 16 de setembro de 1991, João Paulo II nomeou Dom Majella, secretário da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos. Com sua transferência para Roma, na Itália, ele assumiu diversos trabalhos, entre eles a preparação para o grande Jubileu do Ano 2000. Dom Geraldo foi também  membro do Pontifício Comitê dos Congressos Eucarísticos Internacionais.

No dia 13 de janeiro de 1999, João Paulo II o nomeou Arcebispo Metropolitano de São Salvador da Bahia, tendo tomado posse canônica a 11 de março do mesmo ano, iniciando o seu trabalho na Arquidiocese Primaz do Brasil.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo