Evento discute avanço no agro brasieliro e manufatura na qualidade do leite
Belo Horizonte volta a ser a capital latino-americana do leite. Começou hoje, no Parque de Exposições da Gameleira, a Megaleite, considerada a maior exposição de pecuária leiteira da América Latina.
Reportagem de Vanessa Anicio e Daniel Camargo
Mais de 1000 animais de diferentes raças bovinas leiteiras e búfalos estão reunidos nesta edição da Megaleite. Durante 5 dias, produtores rurais, pesquisadores e empresas apresentam novidades que ajudam a fortalecer uma das cadeias mais importantes do agronegócio brasileiro.
“Esse ano a gente espera movimentar mais de 400 milhões em negócios, mais de 100.000 visitantes. É uma feira que a cada ano cresce e já é por tudo que a gente fez até aqui, estamos começando hoje, mas já batemos todos os recordes já é a nossa maior Megaleite de todos os tempos”, afirmou o presidente da Associação Brasileira de Girolando, Alexandre Lacerda.
Além das competições e leilões, o visitante pode acompanhar um pouco do universo da produção leiteira e entender inovações que ajudam a levar o leite do campo à mesa do consumidor.
Para os criadores mineiros, a Megaleite é uma oportunidade de mostrar resultados e trocar experiências com produtores de várias partes do mundo. “É extremamente gratificante poder estar aqui, apresentar o nosso trabalho, mostrar o melhoramento genético dos nossos animais”, contou o empresário e produtor rural. José Luiz Bastos de Moura.
Além da exposição dos animais, a pesquisa também ganha destaque na edição deste ano. Novas ferramentas ligadas ao melhoramento genético e a produção mais eficiente e sustentável estão sendo apresentadas durante a programação. “Vocês vão ver durante a exposição nos leilões falando-se muito de avaliação genômica e a a Embrapa Gado do Leite está por trás disso, porque somos nós que desenvolvemos as metodologias, as equações baseadas em ciência pra gente poder oferecer aos produtores, aos criadores de Girolando, a oportunidade de identificar com maior precisão quais são os melhores animais”, apontou o chefe de pesquisa Embrapa Gado de Leite, Bruno Carvalho.
Hernan tem uma pequena produção leiteira em Sucumbíos, no Equador, e veio à capital mineira em busca de tecnologias e exemplares que possam contribuir para o desenvolvimento da produção leiteira. “Pretendo replicar os conhecimentos adquiridos aqui na minha produção e ser um exemplo para pequenos produtores do meu país”, compartilhou o produtor de leite do Equador, Hernan Macas.
“O Brasil avança muito rápido pra questão da eficiência e da produtividade e o agro precisa do reconhecimento, do respeito de todos. Afinal de contas, somos nós que alimentamos a população”, concluiu Alexandre.




