Encontro em Brasília

Campanha Laudato Si é lançada pelos bispos na reunião do Consep

Reunião do Consep termina nesta quinta-feira; essa é a primeira vez, após o período da pandemia, que os bispos se encontraram presencialmente

Da redação, com CNBB

Bispos reunidos na reunião do Consep, em Brasília / Foto: CNBB

A Campanha Nacional “Laudato Si” foi lançada nesta quarta-feira, 22, durante a reunião do Conselho Permanente (CP) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em sua sede em Brasília (DF). A ação é promovida pela CNBB, Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM-Brasil) e pelo Movimento Laudato Si’ (MLS).

A iniciativa pretende difundir o documentário “A Carta: uma mensagem pela nossa Terra”, como uma estratégia para sensibilizar para as questões intrínsecas à Carta Encíclica Laudato Si’.

Veja também
.: Clique para assistir o documentário “A Carta”

A Campanha se desenvolverá a partir de atividades em nível Nacional, Regional e Diocesano. Uma das atividades nacionais será a Semana Laudato Si’, de 21 a 28 de maio de 2023, em Brasília (DF). Como parte da programação deste evento, acontecerão encontros com autoridades religiosas e políticas, audiência pública, circuito de exibições do filme, oficinas para juventudes e vigília inter-religiosa.

Além disso, a Semana Nacional prevê o fomento de exibições e atividades voltadas à Ecologia Integral nos regionais da CNBB e com Organizações Parceiras, principalmente durante o Junho Verde, iniciativa apresentada pela CNBB ao Congresso Nacional, e o Tempo da Criação, de 1º de setembro a 4 de outubro.

Identidade visual

Durante o evento, foi apresentada a identidade visual da campanha. Desenvolvida pelo Ateliê 15, a arte foi inspirada na Encíclica Laudato Si’ e no documentário “A Carta”.

A figura traz a terra, representada na base da logomarca, como um elemento que une e sustenta toda a cena. A folha brotando, sinal da vida de toda a Criação, simboliza a esperança de continuidade e renovação da mensagem implícita à Laudato Si’.

Do amanhecer (tons azuis) ao entardecer (tons laranjas), dia e noite, a dimensão do cuidado permanente, vigilante e irrestrito com a Casa Comum.

Conjuntura eclesial

O Consep também refletiu sobre outros temas, como a análise de conjuntura eclesial e a preparação para a 60ª Assembleia Geral da CNBB.

Uma das primeiras atividades foi a apresentação da Análise de Conjuntura Eclesial, preparada pelo Instituto Nacional de Pastoral Padre Alberto Antoniazzi (INAPAZ). Padre Geraldo De Mori, da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, apresentou a primeira parte da análise sobre a polarização na Igreja, propondo refletir sobre as ameaças à comunhão Eclesial no atual contexto sociopolítico e pastoral.

Ele situou o contexto da relação entre política e religião após o período de redemocratização do Brasil, com destaque ao uso religioso da política. Também pontuou os efeitos das manifestações populares de 2013 e a força dos influenciadores digitais também com discursos religiosos.

Os bispos refletiram sobre os pontos apresentados e fizeram indicações para os próximos trechos da análise que serão consolidados e discutidos pelo conjunto do episcopado.

Encaminhamentos para a 60ª AG

Durante a reunião, o subsecretário adjunto geral da CNBB, padre Patriky Samuel Batista, apresentou as linhas gerais da próxima Assembleia dos Bispos, marcada para os dias 19 a 28 de abril, em Aparecida (SP).

Os bispos também discutiram sobre o Regimento Interno da CNBB, que deve ser aprovado após a confirmação pela Santa Sé do Novo Estatuto da Conferência. O texto já foi enviado aos bispos e será apreciado e aprovado na 60ª AG CNBB. O texto aprovado na assembleia já entrará em vigor, sem necessidade de encaminhar para aprovação da Santa Sé.

Outros assuntos foram discutidos como: a recém-criada diocese de Araguarina (TO), informes sobre Plano Trienal “Ao Seu Lado”, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), projeto de sustentabilidade do Colégio Pio Brasileiro, informe sobre o percurso brasileiro no Sínodo 2021-2024, o processo da adoção da 3ª tradução do Missal Romano na Igreja no Brasil – após aprovação da Santa Sé e o estudo sobre vestes litúrgicas a partir das normas litúrgicas.

Ajuda humanitária

Os bispos reunidos no Consep também aprovaram o envio de uma ajuda humanitária à comunidade tradicional do Maranhão atingida por uma série de atentados nos últimos dias.

A situação vivida pela comunidade tradicional Baixão dos Rocha, no município de São Benedito do Ouro Preto (MA), diocese de Brejo (MA) foi apresentada pelo bispo de Brejo e presidente da Comissão Episcopal para a Ação Sociotransformadora, Dom José Valdeci Santos Mendes.

O conflito entre camponeses e empresas que reivindicam as terras da comunidade tradicional foi intensificado nos últimos anos e chegou ao ponto de homens armados incendiarem casas e expulsarem moradores no [ultimo dia 19. Dom Valdeci lamentou a “truculência que está acontecendo nas comunidades” e leu uma nota preparada pela diocese de Brejo.

Pela situação de vulnerabilidade das famílias, os membros do Conselho Permanente aprovaram o envio de 100 mil reais para apoiar as famílias.

A reunião do Conselho Permanente da CNBB termina nesta quinta-feira, 23. Participam do encontro os membros da presidência, os presidentes das Comissões Episcopais Pastorais e os presidentes dos 19 regionais. Essa é a primeira vez, após o período da pandemia, que os bispos se encontraram presencialmente.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo