Mensagem da Laudato si'

Vaticano apresenta documentário "A Carta" sobre crise ecológica

Documentário “A Carta” conta a história da Laudato si’ e teve a colaboração do Vaticano; filme foi apresentado hoje, na Festa de São Francisco

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

A coletiva de imprensa nesta manhã / Foto: Joyce Silveira

O poder da humanidade de parar a crise ecológica é o tema do documentário “A Carta” apresentado nesta terça-feira, 4, no Vaticano, na Festa de São Francisco de Assis. O filme lançado pelo Movimento Laudato si’ conta a história da encíclica de mesmo nome, publicada pelo Papa Francisco em 2015, destacando a crise ecológica.

O documentário foi apresentado à imprensa em uma entrevista coletiva com o prefeito do departamento vaticano para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, Cardeal Michael Czerny, S.I. Também participaram o presidente do Painel Intergovernamental de Especialistas em Mudanças Climáticas, Hoesung Lee; o protagonista do filme e chefe geral do território indígena Maró, no Pará, Cacique Odair “Dadá” Borari; a presidente do Conselho de Administração do Movimento Laudato si’, Lorna Gold; e o escritor e diretor Nicolas Brown.

A produção contou com a colaboração do departamento vaticano para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral e do Dicastério para a Comunicação. O filme se concentra no grito da terra e dos pobres, bem como na realidade das secas, inundações, incêndios florestais, furacões e desmatamento.

O conceito-chave do diálogo

“A ideia de uma ‘carta’ é tão importante que fornece o título do filme”, observou o Cardeal Czerny na coletiva. Ele explicou que o dicastério enviou uma carta aos protagonistas do filme convidando-os a se encontrarem com o Santo Padre para dialogar com ele. “Assim, o filme ‘A Carta’ destaca o conceito-chave de diálogo. O diálogo é central para a visão do Santo Padre para a paz da humanidade com o Criador, com toda a criação e entre nós humanos”.

“A Carta” e as histórias pessoais mostram, pontuou o cardeal, que a crise ecológica chegou e está acontecendo agora. Trata-se de um desafio que nãos e pode vencer sozinho. Na Laudato si’, o Papa Francisco diz, inclusive, que gostaria de dialogar com todas as pessoas sobre a casa comum.

“O filme ‘A Carta’ oferece um caminho para esse encontro e diálogo. Este belo filme – uma história comovente, mas esperançosa – é um grito para as pessoas em todos os lugares: acordem! Levem a sério! Encontrem-se! Ajam em conjunto! Ajam agora!”, finalizou o Cardeal Czerny.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo