De 23 a 26 de novembro

Brasília receberá 7º Encontro Nacional para Conselhos Missionários

Encontro colocará em prática reflexões e conclusões obtidas a partir do 4º Congresso Missionário Nacional

Da redação, com Arquidiocese de Brasília

/Foto: Divulgação

O Centro Cultural Missionário de Brasília, CCM, receberá entre os dias 23 e 26 de novembro o 7º Encontro Nacional de Formação para Conselhos Missionários Diocesanos e Paroquiais.

Ao longo dos 4 dias, serão realizados debates, exposições, oficinas, grupo de estudo, experiências missionárias e sínteses, onde serão colocadas em prática as reflexões e conclusões obtidas a partir do 4º Congresso Missionário Nacional, que ocorreu de 07 a 10 de setembro deste ano, em Recife (PE).

O bispo auxiliar de São Luis do Maranhão, Dom Esmeraldo Farias Barreto, que preside o Conselho Missionário Nacional, destacou em carta-convite aos Conselhos Missionários Diocesanos e Paroquiais que o fortalecimento e articulação destes organismos missionários, somados à formação de agentes para o planejamento da animação missionária em todas as dioceses do país, é o principal objetivo do encontro.

“O Papa Francisco tem insistido muito em sermos uma Igreja em saída, próxima das pessoas. Essa atitude nós a alcançaremos se tivermos a coragem de nos deixar conduzir pelo Espírito de Deus que é o protagonista da Missão. Diante da importância e no intuito de fortalecer a Ação Missionária em todo o Brasil é que a Comissão Episcopal para Ação Missionária promove este evento nacional”, contou o bispo.

Para conduzir as atividades, foram convidados padre Jaime Carlos Patias — IMC, Secretário Nacional da União Missionária e Mestre em Comunicação pela Casper Libero de São Paulo (SP) —, padre Mauricio Jardim — Diretor Nacional das Pontifícias Obras Missionárias —, padre Sidnei Marco Dornelas — CS, Assessor da Comissão para ação Missionária da CNBB, Brasília (DF) — e padre Jaime Luiz Gusberti — Secretário do Centro Cultural Missionário.

O encontro é direcionado para coordenadores e membros de COMIREs, COMIDIs, COMIPAs, Grupos de Animação Missionária (GAMs), representantes de Congregações, Institutos ou Organismos que estão envolvidos na missão.

Programação

23/11 — (18h) Abertura

24/11 — Memória do 4º Congresso missionário; Eixos, oficinas, testemunhos, vídeos etc.

25/11 — Reflexão sobre o Texto de Estudos da CNBB – 108; Missão e Cooperação Missionária: Orientações para a animação missionária da Igreja no Brasil; Retomar o Objetivo dos Conselhos Missionários, e a reflexão do dia anterior olhando para o futuro da missão.

26/11 — Síntese, encaminhamento, avaliação, celebração de envio.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo