Gesto solidário

Brasil celebra dia do Doador Voluntário de Sangue

Número de doações de sangue ainda está abaixo da necessidade dos hemocentros

Kelen Galvan
Da redação, com colaboração de Camila Guimarães

Doação de sangue / Foto: Arquivo - Marcelo Camargo/Agência Brasil

Doação de sangue / Foto: Arquivo – Marcelo Camargo/Agência Brasil

Nesta sexta-feira, 25, celebra-se o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, uma data que lembra aquelas pessoas que tiram um pouco do seu tempo para doar sangue aos que precisam.

Segundo o Ministério da Saúde, apenas 1,8% da população brasileira doam sangue, conforme levantamento feito em 2014. A quantidade ideal de doadores por país, de acordo com a ONU, seria de 3 a 5% da população.

O médico da Fundação Pró-Sangue, Dr. Cássio Marcos de Carvalho Giannini, explica que as pessoas normalmente se sentem motivadas a doar quando se sensibilizam pela necessidade que existe do sangue para a atenção médica. “As pessoas sentem a necessidade quando algum familiar está internado, precisando de transfusão de sangue”, exemplifica.

O especialista destaca que atualmente o número de doações está muito abaixo da necessidade dos bancos de sangue. “Precisamos equacionar essa dificuldade, e eventualmente, é preciso suspender algumas cirurgias que poderiam ser feitas, mas deixam de ser realizadas por falta de suporte de sangue necessário”.

Dr. Cássio explica que o sangue coletado é necessário para um grande número de intervenções médicas, como cirurgias, para algumas doenças, que provocam perda de sangue pelo trato gastro-intestinal ou hemorragias, e também em acidentes.

Embora todo ano as campanhas se empenhem na conscientização das pessoas, muitas ainda têm dúvidas ou medo de doar sangue devido à quantidade coletada.

O médico esclarece que a quantidade máxima da coleta é de 450 ml, quantia que não fará falta para a pessoa e a recuperação do organismo também é muito rápida.

“Logo após a doação, é importante repor a parte líquida do sangue bebendo água. Nos próximos dois ou três dias, a proteína já é reposta. O que demora um pouco mais de tempo é o estoque de ferro, que às vezes em torno de 15 dias é reposto, se a pessoa estiver com boa saúde”.

Mesmo com a rápida recuperação do organismo, são estabelecidos intervalos mínimos para uma nova doação. Os homens precisam aguardar 60 dias, e as mulheres 90 dias.

Como doar

Aqueles que quiserem doar sangue podem comparecer aos hemocentros, sem necessidade de agendamento prévio, no período das 8h as 17h – esse horário varia de acordo com a cidade e pode ser verificado por telefone, no Alô pró-sangue 0800 55 0300, ou no site: http://www.prosangue.sp.gov.br/

O tempo de doação demora cerca de 40 minutos e ocorre em cinco etapas: cadastro (ou registro) do doador, triagem clínica (inclui teste de anemia, verificação da pressão arterial, batimentos cardíacos, peso, temperatura e questionário sobre sua saúde), entrevista rápida, doação propriamente dita e lanche pós- doação.

tipos sanguineos-fund pro-sangue

Requisitos básicos

Para doar sangue são necessários alguns requisitos básicos:

– Estar em boas condições de saúde;
– Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, precisam de autorização do responsável legal);
– Pesar no mínimo 50kg;
– Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);
– Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);
– Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social);
– Levar os nomes dos medicamentos em uso.

Impedimentos temporários

Em alguns casos, a pessoa não pode doar sangue temporariamente, como durante a gravidez, se ela estiver resfriada ou logo depois de tomar algumas vacinas.

Confira todos os casos:

– Resfriado: aguardar 7 dias após desaparecimento dos sintomas;
– Gravidez;
– 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana;
– Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses);
– Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação;
– Tatuagem / maquiagem definitiva nos últimos 12 meses;
– Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis: aguardar 12 meses;
– Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Tocantins são estados onde há alta prevalência de malária. Quem esteve nesses estados deve aguardar 12 meses;
– Qualquer procedimento endoscópico (endoscopia digestiva alta, colonoscopia, rinoscopia etc): aguardar 6 meses;
– Extração dentária (verificar uso de medicação) ou tratamento de canal (verificar medicação): por 7 dias;
– Cirurgia odontológica com anestesia geral: por 4 semanas;
– Acupuntura: se realizada com material descartável: 24 horas; se realizada com laser ou sementes: apto; se realizada com material sem condições de avaliação: aguardar 12 meses.
– Vacina contra gripe: por 48 horas;
– Herpes labial ou genital: apto após desaparecimento total das lesões;
– Herpes Zoster: apto após 6 meses da cura (vírus Varicella Zoster).

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo