Artigo Empreendedorismo

Bom desenvolvimento da carreira exige atitudes coerentes

Desorganização e falta de critérios atrapalham colaboradores

André Prado*

Por vezes alguns colaboradores se perdem na execução de tarefas diárias por conta da desorganização ou falta de critérios para desenvolver as atividades laborais. Alguns erros são mais comuns, mas nem sempre são notadas pelos profissionais devido à falta de percepção por estarem envolvidos em demasia com suas responsabilidades.

Querer dar conta de tudo ao mesmo tempo é o primeiro passo para começar a perder o controle. Nem tudo pode ser realizado de uma única vez. É preciso priorizar e focar nas atividades mais urgentes. Somente depois de realizar o que é mais importante é que o funcionário deve atuar para resolver as tarefas de baixa e média prioridade.

Assim como na vida, agradar a todo mundo é simplesmente impossível. Desta forma, todo profissional deveria saber que jamais será unanimidade, principalmente no que se refere aos relacionamentos. No contexto geral, sempre existirão aqueles que apoiam, são indiferentes ou resistentes. É fundamental saber lidar com essas adversidades e procurar crescer profissionalmente.

Fingir que está sempre tudo bem não é sempre o caminho para a busca de solução. É preciso saber dividir com a equipe e superiores os problemas que podem ser resolvidos conjuntamente. Em vez de ficar estressado, o colaborador deve saber expressar seus sentimentos e pedir ajuda quando algo não vai bem.

Viver do passado não é algo bom nem para colaboradores e nem para as organizações. Parece redundante frisar, mas as soluções do passado nem sempre surtirão efeito se aplicadas no presente. Por esse motivo, cada situação deve levar em conta as peculiaridades e ser analisada considerando aspectos diversos.

Pensar demais em problemas pode ser desgastante, e, em determinados momentos, costuma piorar a situação. Isto consome as energias e pode levar a uma decisão errada. É necessário ter calma e espairecer antes da tomada de decisões mais difíceis.

.: Todos os artigos sobre Empreendedorismo

Ser pessimista diante das situações pode ser o primeiro prenúncio para que as coisas comecem a dar errado. Neste sentido, considerando a força do pensamento humano, às vezes os maus presságios costumam atrair a negatividade. Recomenda-se procurar pensar positivamente até mesmo nas ocasiões mais complexas.

Querer tudo ao mesmo tempo pode se associar a uma atitude descabida. Independente da posição que alguém ocupa em uma empresa, e, por mais que as necessidades cobrem rapidez no agir, certas situações somente se resolvem com paciência e no devido tempo.

Um problema sério de muitos indivíduos é achar que sempre têm razão, pois não conseguem enxergar novos horizontes. Nenhum ser humano é perfeito, mas nem por isso deve deixar de se aperfeiçoar para realizar as tarefas da melhor forma possível. Todavia, nem sempre tudo acontecerá perfeitamente da forma que alguém quer por se achar o dono da razão. Pessoas que pensam serem donas da verdade podem tender à frustração, porém isto não é algo totalmente ruim se souberem converter este sentimento em forças para realizar algo bom.

Aceitar tudo como está é o comportamento comum daqueles que vivem na zona de conforto. A prostração ou constante aceitação pode ser um problema sério nas organizações. A insatisfação humana é que faz com que muitos se movam e atinjam bons resultados, motivo pelo qual é louvável mover-se continuamente e procurar promover mudanças que se façam necessárias. Logicamente que é recomendável ter equilíbrio no que se refere a isto. De toda forma, pessoas e empresas devem procurar evoluir ao invés de ficarem complacentes como meras expectadoras dos fatos e acontecimentos.

Dicas para a carreira

Existem algumas atitudes que podem ser praticadas em busca de uma maior confiança para o desenvolvimento das atividades profissionais.

Procurar dar uma pausa para respirar em meio a situações estressantes pode renovar as forças e retomar o controle prestes a se perder. Ser reativo a ocasiões cansativas em que o esgotamento e estafa se fazem presentes é o primeiro passo para a geração de discórdias. Diga-se de passagem, a maior parte dos conflitos não surgem pelas diferenças de opiniões e sim pela maneira inadequada pelas quais muitos se expressam.

A preparação também é algo importante que nunca deve ser esquecida. Torna-se relevante se aprimorar e estar pronto para enfrentar os desafios impostos pelo ambiente empresarial. Por este motivo, treinar e estar preparado são atitudes vitais para aqueles que almejam desenvolver suas atividades com bom desempenho.

Achar que não vai conseguir algo ou que não tem capacidade pode ser desastroso no decorrer da carreira profissional. A insegurança excessiva costuma ser catastrófica em alguns momentos. Que equipe vai depositar confiança em líderes inseguros? Em contrapartida, quando quem lidera não tem competência, o excesso de confiança pode conduzir ao caos.

Por estas e por outras é que a totalidade dos profissionais nas organizações deve procurar buscar o bom senso, estar em processo de melhoria contínua, pensar positivamente e manter a autoconfiança em equilíbrio.

______________________

*André Prado é Mestre em Educação com Menção em Gestão pela Universidad Politécnica Salesiana Ecuador, pós-graduado em Engenharia da Qualidade e bacharel em Administração de Empresas. Desenvolve atividades na Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo, Faculdade Canção Nova e Centro Universitário Teresa D´Ávila. Para conhecer mais sobre gestão visite o site: www.andreprado.com.br

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo