CNBB

Bispos referenciais da Pastoral Afro-Brasileira reúnem-se em Brasília

Bispos avaliaram as ações da Pastoral Afro-Brasileira em 2014 e apresentaram propostas para o próximo ano

Da redação, com CNBB

pastoral_afroOs bispos negros e referenciais da Pastoral Afro-Brasileira da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) reuniram-se na sede da entidade, em Brasília (DF), nesta terça e quarta-feira, 24 e 25.

O objetivo do encontro foi avaliar ações do ano de 2014 e preparar atividades para o próximo ano.

De acordo com o Bispo de São Mateus (ES), Dom Zanoni Demettino Castro, a reunião foi uma ocasião para refletir sobre a vida, o ministério e questões pertinentes à Pastoral Afro-Brasileira. “Foi um momento de partilha, convivência e reflexão”, disse.

No encontro foi possível perceber as ações afirmativas em relação à Pastoral Afro-Brasileira, também resolver questões importantes da Pastoral de forma prospectiva para 2015 e 2016.

Para o bispo de Guarapuava (PR), Dom Antônio Wagner da Silva, a atuação do bispo negro contra a discriminação acontece quando há a consciência da presença e do papel do negro.

“A consciência da negritude e de seus valores na Igreja e na sociedade nos faz anunciadores da igualdade racial, da força e da luta contra a discriminação, que prejudica e acaba com o verdadeiro relacionamento dentro da sociedade”, sublinhou.

“A partir deste encontro, nós continuamos conscientemente esse trabalho, promovendo a Pastoral Afro, promovendo o imã que é o Instituto Mariama, onde padres, bispos e diáconos negros reúnem-se refletindo sobre a caminhada da presença da negritude da Igreja e da sociedade”, explicou Dom Antônio.

De acordo com o assessor da Pastoral Afro-Brasileira, padre Jurandyr Araújo, há uma expectativa de que o encontro aconteça anualmente para melhor acompanhamento e articulação de vários grupos da Pastoral.

Representantes

Participaram do encontro os bispos de Paranaguá (PR) e referencial da Pastoral Afro-Brasileira da CNBB, Dom João Alves dos Santos; de Tocantinópolis, Dom Giovane Pereira de Melo; de Guarapuava (PR), Dom Antônio Wagner da Silva; de Oeiras (PI), Dom Juarez Sousa da Silva; de São Mateus (ES), Dom Zanoni Demettino Castro; e os bispos eméritos de Jataí (GO), Dom Aloísio Hilário de Pinho; e da Paraíba (PB), Dom José Maria Pires.

E os assessores da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade da Justiça e da Paz da CNBB, padre Ari Antônio dos Reis, e da Pastoral Afro-Brasileira, padre Jurandyr Araújo, também estiveram presentes.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo