Gratidão

Famílias refugiadas no Iraque enviam dois presentes ao Papa

Os dois presentes foram entregues após a Catequese desta quarta-feira no Vaticano

Da redação, com Rádio Vaticano

iraque

Número de migrantes está cada dia mais numeroso do que os cristãos que residem na paróquia, conta padre da Paróquia São José, em Bagdá / Foto: AIS

As 71 famílias de refugiados, com 53 crianças menores de cinco anos, hospedadas na Paróquia sírio-católica de São José, em Bagdá, Iraque, enviaram ao Papa Francisco dois presentes, feitos com suas próprias mãos: uma pequena tapeçaria que tem no centro a representação da Natividade para dizer que a Igreja está aberta a todos, e um manto típico da tradição árabe simbolizando o calor do acolhimento.

Os dois presentes foram entregues pessoalmente ao Papa Francisco pelo pároco padre Pius Cacha, no final da Audiência Geral desta quarta-feira, 9, na Praça São Pedro, no Vaticano.

“Estas famílias fugiram da região de Qaraqosh, principal cidade cristã do Iraque, localizada entre Mosul e Irbil, para fugir da violenta avançada do Estado Islâmico e fugir da morte certa”, explicou o sacerdote ao jornal da Santa Sé, L’Osservatore Romano.

O padre não esconde o drama da situação. “Chegamos ao ponto em que os migrantes estão se tornando a cada dia mais numerosos do que os cristãos residentes. Estão nesta paróquia histórica há 31 anos e quando as famílias refugiadas chegaram eram mais de 1.300. Hoje, não chegam a 400”, disse ainda o pároco.

Na paróquia de Bagdá a prioridade agora é o acolhimento de quem perdeu tudo, com o apoio das comunidades e organizações caritativas católicas. “Damos aos refugiados tudo o que temos e posso garantir que não é muito, infelizmente. Partilhamos tudo. Ajudamos os refugiados a manter viva a esperança de que um dia voltarão para suas casas”. Com o apelo do Papa a abrir as portas aos migrantes ganhou ainda mais impulso o compromisso da comunidade de São José em Bagdá.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo