Abertura à vida

Bispo explica quando evitar filhos deixa de ser pecado

Dom Petrini, bispo referencial da família no Brasil, explica quando o “fechamento” à vida deixa de ser pecado grave para se tornar paternidade responsável

André Cunha
Da Redação

dom_petrini

Dom João Carlos Petrini / Foto: Arquivo

A abertura à vida é considerada, pela Igreja, um aspecto fundamental e necessário no matrimônio. A terceira parte do documento de trabalho do Sínodo dos Bispos sobre a Família, apresentado no ano passado, aponta alguns dos desafios pastorais acerca deste tema.

A mentalidade atual que propõe o fechamento à vida entre os casais é um dos desafios enumerados. O noticias.cancaonova.com conversou com o presidente da Comissão Episcopal para a Vida e Família da CNBB, Dom João Carlos Petrini, que apontou dois fatores explicativos para esse tipo de pensamento antivida. Ouça:

Fechamento à vida x pecado grave

Dom Petrini também esclarece quando o “fechamento” à vida se torna um pecado grave e quando passa a ser uma forma de paternidade responsável, como referiu o Papa Francisco, recentemente. Entenda:

Leia também
.: Filhos ou coelhos: bispo explica o que o Papa disse

Como motivar as famílias para geração de filhos?

Outro desafio apresentado pelo documento de trabalho do Sínodo dos Bispos sobre a Família é buscar meios para motivar os casais para terem filhos. Considerando o desinteresse por parte de muitas famílias contemporâneas pela vida, Dom Petrini sugere algumas dicas para incentivar os casais à abertura à vida. Ouça:

Os estudos realizados na Assembleia Sinodal serão retomados e aprofundados na 14ª Assembleia do Sínodo dos Bispos, que acontecerá de 4 a 25 de outubro de 2015, com o tema “A vocação e a missão da família na Igreja, no mundo contemporâneo”.

Acesse:
.: Todas as notícias sobre o Sínodo sobre a família

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo