Pontifícia Academia para a Vida

Idosos no fim da vida serão tema de Assembleia no Vaticano

A 21ª assembleia acontecerá na Sala Nova do Sínodo, de 5 a 7 de março, com o tema “Assistência aos idosos e cuidados paliativos”

Da redação, com Serviço de Informação do Vaticano

A Pontifícia Academia para a Vida dedicará sua assembleia geral neste ano à assistência aos idosos no final de suas vidas. A 21ª assembleia acontecerá na Sala Nova do Sínodo, de 5 a 7 de março, com o tema “Assistência aos idosos e cuidados paliativos”.

Durante a assembleia, no dia 6 de março, haverá um workshop aberto ao público, em particular aos pesquisadores, funcionários da saúde, agentes de pastorais e estudantes interessados em aprofundar o assunto a partir das perspectivas: teológico-filosófica, ética e médico sanitarista, cultural e social.

A primeira parte do workshop trabalhará alguns aspectos específicos como a atenção médica aos idosos com enfermidades degenerativas, e o uso e abuso dos analgésicos nos cuidados paliativos, os cuidados dos enfermeiros no processo de tomada de decisões clínicas para os idosos no final da vida.

A segunda parte será dedicada às perspectivas éticas antropológicas e se falará do papel central das relações dos idosos no âmbito familiar, social e hospitalar, das diretrizes éticas para um bom acompanhamento dos idosos próximos da morte, do respeito e da dignidade, evitando formas de abandono como a eutanásia.

O encontro se concluirá com a análise das perspectivas socioculturais. As apresentações serão dedicadas à espiritualidade do ancião em seus últimos anos, os aspectos legais do final da vida, o cuidado pastoral e o papel da família, terminando com o questionamento: “O que é a solidariedade social”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo