O segundo momento da manhã desta quarta-feira, 1º, foi a plenária conduzida pelo vice-presidente da Signis Mundial, Gustavo Andújar, pelo presidente da Associação Paraguaia de Comunicação Católica e diretor da Organização Católica Latino Americana e Caribenha de Comunicação, Ilde Silvero, e do diretor do Signis Services Rome, Padre Bernardo Suate. O momento marcou o nascimento da Associação Católica Mundial para Comunicação (Signis) no Brasil.
Inicialente, Gustavo apresentou o trabalho da Signis no mundo, explicou que diante do Código de Direito Canônico ela é uma Associação Pública. É, ainda, uma organização não governamental com membros em 130 países. A Signis trabalha com todas os segmentos de comunicação social.
A Signis, segundo Gustavo, tem status de membro consultor perante United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (Unesco), Ecosoc (Economic and Social Council), e Conselho da Europa e reconhecimento oficial da Santa Sé como Associação Católica Mundial para a Comunicação.
De acordo com Gustavo, o objetivo central da Associação Católica Mundial para Comunicação é promover uma cultura de paz através da mídia: “Muralhas e pontes se constroem com os mesmos materiais”, considerou.
Em seguida, Ilde Silvero destacou que Signis trabalha em distintos países através dos departamentos de comunicação para melhorar a capacitação dos profissionais. “Trabalhamos promovendo conhecimento e coordenação na área de comunicação com sacerdotes, leigos, pastorais e sistemas de comunicação”, acrescentou.
“Finalmente está fundada Signis Brasil”, comemorou padre Bernardo. “Com a experiência que tenho, a inauguração da Signis no Brasil é um grande momento. A presença e contribuição do Brasil na Signis será muito rica e abrirá portas e possibilidade para este país. O Brasil será beneficiado e poderá beneficiar o mundo com potencial que tem. É um momento histórico absolutamente importante”, acrescentou.
Gustavo afirmou que este é um momento esperado há muito tempo. “Que com essa iniciativa todos os demais países possam se beneficiar”, salientou.
Após a apresentação, os participantes tiveram a oportunidade de fazer perguntas e debater o tema discutido. O atual presidente da Unda Brasil, Irmão lauro Pazeto, esclareceu, ainda, alguma propostas de mudanças estatutárias para o funcionamento da Signis no Brasil.
Leia mais
.: Profissionais refletem sobre conteúdo das Rádios Católicas
.: Comunicação e Comunhão é tema de encontro de organizações católicas
.: Encontro reúne representantes de 120 rádios católicas do Brasil
Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com