10 de abril

Começa 61ª Assembleia Geral dos Bispos em Aparecida

Retiro dos Bispos do Brasil, com pregação do cardeal Pietro Parolin, marcará os dois primeiros dias da 61ª AG CNBB

Da redação, com Assessoria da CNBB

FOTO: Daniel Xavier

O primeiro dia da 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (AG CNBB), nesta quarta-feira, 10, começou às 7h, com a Missa de Abertura no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.

A celebração foi presidida pelo arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da CNBB, Dom Jaime Spengler, e concelebrada pelos membros da presidência da Conferência: o arcebispo de Goiânia (GO) e primeiro vice-presidente, Dom João Justino de Medeiros Silva; o arcebispo de Olinda e Recife (PE) e segundo vice-presidente, Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa; e o bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário-geral, Dom Ricardo Hoerpers.

A sessão de abertura da 61ª AG foi conduzida pelos membros da presidência da CNBB e contou com a participação do secretário de Estado do Vaticano, o cardeal Pietro Parolin; do Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro; do arcebispo de Aparecida (SP), Dom Orlando Brandes; do reitor do Santuário Nacional de Aparecida, padre Carlos Eduardo Catalfo e o prefeito da cidade, Luís Carlos de Siqueira.

O destaque da segunda sessão, que terá início às 11h, ficará por conta da apresentação do Relatório do Presidente, com a síntese das ações da CNBB, no período correspondente a abril de 2023 a abril de 2024. Em seguida, às 11h50, o bispo de Dori em Burquina Faso, Dom Laurent Dabiré, falará aos bispos sobre a realidade da Igreja em seu país.

O Retiro dos Bispos, cujo pregador será o cardeal Parolin, tem início às 16h desta quarta-feira, 10, e se estende por todas as sessões desta quinta-feira, 11. Como parte do momentos de oração, neste dia, os bispos vivenciarão a celebração penitencial, às 10h30.

Nesta quarta-feira, 10, em resposta ao pedido da CNBB de um dia de oração pelo bom andamento da assembleia, a assessoria de comunicação da CNBB incentiva as comunidades católicas no Brasil a criarem momentos de oração pela 61ª AG CNBB e a compartilharem nas redes sociais usando a hashtag #eurezopelaassembleiadosbispos.

Fotos da cobertura da Canção Nova na 61ª Assembleia Geral da CNBB

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo