CNBB

Confira programação do primeiro dia da Assembleia dos Bispos

Missa marca abertura da 61ª Assembleia dos Bispos em Aparecida; fiéis são convidados a rezar pelo bom andamento do encontro 

Da redação, com CNBB

Foto: Arquivo CNBB

A 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) terá início nesta quarta-feira, 10, em Aparecida (SP). A abertura acontecerá com a Missa, às 7h, presidida pelo arcebispo de Porto Alegre e presidente da CNBB, Dom Jaime Splenger, no Santuário Nacional.

O encontro reunirá os cardeais, arcebispos, bispos diocesanos, auxiliares e coadjutores, bispos eméritos, administradores diocesanos e representantes de organismos e pastorais da Igreja, que são convidados.

Atualmente, a Igreja Católica no Brasil possui 279 circunscrições eclesiásticas. O número de bispos no país é de 486, dos quais 318 estão no exercício do governo pastoral de alguma igreja particular e outros 168 são bispos eméritos.

O secretário-geral da CNBB, Dom Ricardo Hoepers, convidou os fiéis a, neste primeiro dia da assembleia, realizar um Dia de Oração pelo evento com os bispos. Dom Ricardo pede que, neste ano dedicado à oração pelo Jubileu 2025, os fiéis e comunidades dediquem parte de seu tempo e entrem em comunhão espiritual com os bispos reunidos e com toda a Igreja no Brasil rezando por seus pastores e pelo bom andamento da 61ª Assembleia Geral.

Programação da Assembleia

Este ano, a programação da 61ª Assembleia dos Bispos será dividida em quatro sessões diárias, totalizando 27 ao longo das duas semanas.

A primeira sessão, acontece no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, às 8h30, com a presença do Núncio Apóstolico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro; os membros da presidência da CNBB; Dom Jaime Splengler (presidente), Dom João Justino de Medeiros Silva (primeiro vice-presidente), Dom Paulo Jackson Nóbrega (segundo vice-presidente) e Dom Ricardo Hoepers (secretário-geral), e o reitor do Santuário Nacional de Aparecida, padre Eduardo Catalfo.

A pauta da assembleia inclui o tema central (A realidade da Igreja no Brasil e a atualização de suas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora), quatro temas prioritários (Sínodo dos Bispos 2021-2024, Jubileu 2025, Relatório da Presidência e Juventude) e assuntos a serem tratados em razão da previsão estatutária da Conferência (Doutrina da Fé, Liturgia, Relatório do anual da presidência, relatório econômico, Textos Litúrgicos – CETEL) e outros temas e informes diversos sobre a vida da Igreja Católica no Brasil.

As coletivas de imprensa, este ano, serão promovidas na parte da manhã. No primeiro dia, 10 de abril, às 10h30, na Sala de Coletivas, no Centro de Eventos Pe. Vitor Coelho de Almeida. Dessa primeira coletiva participam os membros da presidência da CNBB e o assunto a ser tratado serão os temas da Assembleia.

O retiro espiritual dos bispos terá início também neste primeiro dia, 10, às 16h, com a pregação do secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo