Homenagem do Celam

Francisco: 10 anos inspirando a Igreja latino-americana e caribenha

Celam divulga homenagem para o Papa Francisco por seus 10 anos de pontificado

Da Redação, com Celam

Papa Francisco / Foto: Reuters – Max Rossi

O Conselho Episcopal da América Latina e do Caribe (Celam) divulgou nesta segunda-feira, 13, uma homenagem de 10 representantes de organizações e redes eclesiais para o Papa Francisco, por ocasião dos seus 10 anos de pontificado – celebrados hoje.

O Pontífice, que é o primeiro Papa latino-americano, inspira com seus ensinamentos e testemunho os muitos pastores da Igreja Católica. As suas Cartas Encíclicas e Exortações Apostólicas abriram novos horizontes de ação pastoral para uma Igreja a caminho das periferias geográficas e existenciais, misericordiosa e sinodal, que convoca o povo a viver a “Alegria do Evangelho”, assumindo a  responsabilidade do cuidado com a casa comum, destacou o Celam.

Confira as homenagens a seguir:

Obrigado, Papa Francisco

O presidente do Celam, Monsenhor Miguel Cabrejos afirmou que a celebração destes 10 anos de pontificado é motivo de grande alegria para a Igreja do continente Latino-Americano e do Caribe.  “O Papa Francisco nos inspirou a retomar Aparecida na primeira Assembleia Eclesial, que se tornou progressivamente uma escola de sinodalidade e referência para a Igreja Universal”.

Por sua vez a presidente da Confederação Latino-Americana e Caribenha de Religiosos e Religiosas (CLAR), Irmã Gloria Liliana Franco agradeceu as palavras que “nos motivam a ser pelo Reino, a viver a centralidade de Jesus desde os valores do Evangelho e conscientes de que somos chamados a ser discípulos em missão. Agradecemos por nos encorajar a fazer a formação para sermos melhores testemunhas”.

O secretário geral da Confederação Interamericana de Educação Católica (CIEC), Oscar Pérez destacou as três inspirações do Papa para as escolas católicas na América: cuidar da casa comum, viver como irmãos e construir um mundo diferente.

A gestora do CIEC no Caribe, Irmã Ana Julia Suriel ressaltou que o ensinamento do Papa Francisco inspirou a missão educativa a partir do Pacto Educacional Global, unindo esforços para uma educação mais humana e evangélica.

O presidente da Organização das Universidades Católicas da América Latina (Odical), Rodolfo Gallo frisou: “Na Odical, o Papa Francisco nos inspirou a ter um olhar mais solidário e colaborativo ao percorrer este caminho de fraternidade universitária continental e consideramos que seu Olhar para o papel das universidades no mundo implica um forte lembrete sobre a visão e a missão de nossas instituições: educar é um ato de esperança”.

De sua amada Amazônia

A líder indígena da equipe animadora da Conferência Eclesial da Amazônia (Ceama), Patricia Gualinga considera que nestes 10 anos “é o Papa quem mais claramente, através da encíclica Laudato Si’, promove o cuidado da terra e também envolve a visão dos povos indígenas”. 

O secretário executivo da Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam), Irmão João Gutemberg disse que a “relação que Francisco tem com a Amazônia é de verdadeira sincronia, porque quando iniciou seu pontificado, a Repam também germinou com suas primeiras ideias”. 

A religiosa parte da equipe da Rede Ecológica Eclesial Mesoamericana (Remam), Irmã Luz Angélica Arenas frisou que com os quatro sonhos da Amazônia “o Papa está nos conscientizando de que Deus tem um sonho; Não é apenas um sonho do Papa, mas através dele, o Espírito nos fala: que os seres humanos possam alcançar a salvação sempre relacionados com este belo planeta”.

A secretária adjunta da Rede Eclesial do Gran Chaco e do Aquífero Guaraní (REGCHAG), Irmã Rosa Silvia Sidasmed reforçou que celebrar estes 10 anos “é celebrar uma profunda inspiração para o bem viver”. 

No coração das periferias

O secretário executivo da Cáritas América Latina e Caribe, padre Francisco Hernández Rojas comemora em nome de todos os agentes pastorais do continente, porque “através da dimensão social da evangelização, [Francisco] abriu um grande panorama para o trabalho que fazemos, não só vendo a ação social da Igreja como uma ação simples, mas como uma ação verdadeiramente evangelizadora”.

A integrante da Rede Clamor de Migração, Tráfico, Refúgio e Deslocamento, Irmã Roselei Bertoldo comentou que as organizações Clamor agradecem ao Papa por sua presença e profecia desde o início de seu pontificado, assumindo a causa dos migrantes para dar visibilidade a este drama mundial. Portanto, “seu testemunho nos encoraja e nos inspira como uma rede do Clamor que tece e alarga os fios do cuidado com a vida, especialmente com os migrantes, refugiados e vítimas do tráfico”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo