Comemoração

Arquidiocese organiza exposição e lança livro pelo 1º ano do CEN2016

Livro e exposição reúnem memórias do Congresso Eucarístico Nacional 2016, realizado em Belém 

Da redação, com Arquidiocese de Belém

Chegada das autoridades eclesiásticas e civis no Mangueirão para Missa de abertura do XVII Congresso Eucarístico Nacional em Belém (PA), ano passado / Foto: Arquivo – Leonardo Monteiro

No próximo dia 21 de agosto, às 19h, acontece na Catedral Metropolitana de Belém (PA) uma Missa em ação de graças por um ano da realização do XVII Congresso Eucarístico Nacional (CEN 2016), evento realizado na cidade de Belém em agosto de 2016. Na ocasião, Belém se tornou a capital eucarística do Brasil durante os quatro dias em que o Congresso foi organizado.

A missa será presidida pelo arcebispo metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, e concelebrada pelo bispo auxiliar, Dom Irineu Roman. Ambos serão acompanhados pelo Clero Arquidiocesano. 

Ao final da celebração, será lançada oficialmente a EXPOCEN 2016 — Memórias do XVII Congresso Eucarístico Nacional. O evento contará com fotografias, símbolos, objetos litúrgicos e paramentos que remeterão diretamente à edição de 2016 do CEN. A exposição ficará aberta ao público de 21 de agosto a 3 de setembro, de terça-feira a domingo, das 16h às 21h, no salão dos Pontificais.

Por fim, será lançado ainda um livro com memórias e registros do CEN2016, com mais de 400 fotos, além de relatos de como o evento foi realizado. A obra poderá ser autografada por Dom Alberto. 

O CEN2016 reuniu mais de um milhão de pessoas de todas as partes do país. Para que acontecesse, foram necessários esforços de cinco comissões executivas, dezessete equipes de trabalho, as paróquias de Belém, além do trabalho de 3500 voluntários. A 18ª edição do CEN acontecerá em 2020, nas Arquidioceses de Olinda e Recife, de 12 a 15 de novembro.

Histórico
O primeiro Congresso Eucarístico aconteceu em 1881, em Lille, na França. No Brasil, o primeiro evento foi organizado em 1933, em Salvador, na Bahia. A última edição teve como tema principal “Eucaristia e partilha na Amazônia Missionária” e o lema “Eles o reconheceram no partir do Pão”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo