Iniciativa da Arquidiocese apoiará convocação do Papa por Dia de Jejum e Oração pela Paz
Da redação, com Arquidiocese de Brasília
Em comunhão com o Papa Francisco, a Arquidiocese de Brasília promoverá nesta sexta-feira, 23, um Dia de Jejum e Oração pela Paz. O evento acontecerá de 8h às 18h, na Catedral Metropolitana de Brasília e contará com uma missa presidida pelo Arcebispo de Brasília, Cardeal Sérgio da Rocha.
A programação para o dia 23 inclui, pela manhã, momentos de oração presididos pelo grupo do Terço dos Homens, seguidos da oração da Via Sacra, Celebração Eucarística, e, na parte da tarde, adoração ao Santíssimo Sacramento e momentos de oração e cânticos. Para encerrar, às 18h, será concedida uma benção especial a todos os presentes.
A iniciativa do dia de jejum e oração anunciada pelo Papa surgiu diante da persistência de inúmeros conflitos em diversas partes do mundo; em especial, a oração será pelas populações da República Democrática do Congo e do Sudão do Sul. No Brasil, o pedido do Pontífice entra em consonância com a Campanha da Fraternidade deste ano, que tem como tema: “Fraternidade e superação da violência”.
A convocação foi realizada no dia 4 de fevereiro, após a oração mariana do Angelus e, na ocasião, Papa Francisco falou que todos os fiéis cristãos são responsáveis pela cultura da paz. “Certamente podemos rezar; mas não só. Cada um pode dizer concretamente não à violência naquilo que depender dele ou dela. Porque as vitórias obtidas com a violência são falsas vitórias; enquanto trabalhar pela paz faz bem a todos!”, ressaltou o Pontífice.