Mudança no episcopado

Arquidiocese da Paraíba tem novo administrador apostólico

Papa aceitou pedido de renúncia de Dom Aldo Pagotto, até então arcebispo local

Da Redação, com CNBB

O Vaticano comunicou, nesta quarta-feira, 6, a decisão do Papa Francisco de aceitar a renúncia apresentada pelo arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Di Cillo Pagotto. Como administrador apostólico, que é aquele que governa a diocese até a nomeação de um novo bispo, foi nomeado o bispo emérito de Palmares (PE), Dom Genival Saraiva de França.

Dom Aldo Pagotto é natural da cidade de São Paulo (SP), nasceu em 16 de setembro de 1949. Sua ordenação presbiteral ocorreu em Caratinga (MG), em dezembro de 1977. Membro da Congregação do Santíssimo Sacramento, fez sua profissão religiosa em 1985. Nomeado bispo em setembro de 1997, foi ordenado no mês seguinte, em Fortaleza (CE). Governou a diocese de Sobral (CE) até 2004, quando foi nomeado arcebispo da Paraíba.

A renúncia de Dom Aldo foi apresentada de acordo com o parágrafo 2º do cânone 401 do Código de Direito Canônico: “Roga-se instantaneamente ao Bispo diocesano que, em virtude da sua precária saúde ou outra causa grave, se tenha tornado menos apto para o desempenho do seu ofício, que apresente a renúncia”.

Sobre sua renúncia, Dom Aldo publicou uma carta no site da arquidiocese. Leia aqui

Administrador apostólico

Nascido em Alcantil (PB), em 3 de abril de 1938, Dom Genival Saraiva de França foi ordenado presbítero em 1965, na cidade de Campina Grande (PB). Ele é Mestre em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Salesiana, em Roma, na Itália.

Dom Genival foi nomeado bispo em 12 de julho de 2000 e ordenado em 23 de setembro do mesmo ano, em Campina Grande. Além de bispo de Palmares, foi também secretário e presidente do regional Nordeste 2 da CNBB. Atualmente, faz parte da Comissão Especial para os Bispos Eméritos da CNBB.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo