13 casos confirmados

Após surto de sarampo, passageiros de navio serão vacinados em Santos

Após 13 casos de sarampo confirmados em navio, Ministério da Saúde deve vacinar cerca de 10 mil passageiros

Da redação, com Ministério da Saúde

Após a confirmação dos 13 casos de sarampo na tripulação do navio comercial Seaview MSC, que transita pela costa brasileira, o Ministério da Saúde vacinará cerca de 10 mil passageiros, no porto de Santos, nesta quarta-feira, 20.

O navio saiu do porto de Ilha Grande (RJ) e os trabalhadores infectados são provenientes de diversas nacionalidades (Índia, Itália, Ucrânia, África do Sul e Brasil).

A ação estratégica de bloqueio, feita em conjunto com as secretarias de saúde envolvidas e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), vai vacinar com a tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) pessoas embarcadas ou que ainda embarcarão, de seis meses a 49 anos de idade, que não comprovem a imunização pelo cartão de vacinação. A estratégia foi tomada devido à alta transmissibilidade do vírus do sarampo e a dinâmica do serviço de bordo do navio.

A pasta alerta ainda para os cerca de 5 mil passageiros que desembarcaram do navio no sábado, 15, no porto de Santos (SP), para que procurem imediatamente uma unidade de saúde se sentirem os sintomas da doença e informar que esteve no navio. Os sintomas do sarampo são febre alta, dor de cabeça, manchas vermelhas no corpo, coriza e conjuntivite.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo