Pastoral Familiar

Aparecida recebe 10ª Peregrinação e 8º Simpósio Nacional da Família

Eventos estão em sintonia com IX Encontro Mundial das Famílias que acontecerá na Irlanda, em agosto

Denise Claro
Da redação

Eventos estão em sintonia com IX Encontro Mundial das Famílias que acontecerá na Irlanda, em agosto./ Foto: Divulgação.

Neste final de semana acontecerá no Santuário Nacional a 10ª Peregrinação e o 8º Simpósio Nacional da Família. Os eventos são organizados pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB (CEPVF) e pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF).

A Peregrinação Nacional da Família acontece desde 2009, sempre no último final de semana do mês de maio. O Simpósio teve sua primeira edição no ano de 2011, com a missão de ser um espaço de formação para as famílias, realizado paralelamente à Peregrinação.

Dom João Bosco Barbosa, bispo de Osasco (SP) e presidente da Comissão Vida e Família da CNBB, explica que a peregrinação das famílias a Aparecida começou pequena, que este décimo ano é comemorativo e especial:

“A Pastoral Familiar cresceu e se desenvolveu bastante nesses dez anos, está mais organizada nos vários níveis. Hoje temos famílias evangelizando famílias. Também a nível nacional a Pastoral está mais organizada. (…) Os últimos quatro anos na Igreja também foram especiais, pois houve toda uma movimentação com relação à família através do ministério do Papa Francisco, Sínodo, Exortação Amoris Laetitia, então tudo isso deve resultar numa comemoração muito bonita.”

O tema do evento é o mesmo do IX Encontro Mundial das Famílias que acontecerá em agosto, na Irlanda: “O Evangelho da família, alegria para o mundo!”, e também está em sintonia com a Exortação Apostólica Amoris Laetitia, do Papa Francisco.

Dom João Bosco ressalta que o tema da alegria frequentemente é retomado pelo Papa Francisco, quase como uma obsessão, no sentido positivo da palavra:

“O Papa volta a essa questão falando sobre a família para mostrar que ela não é um problema, uma crise, não é um peso para a humanidade, mas um dom, alegria para o mundo. O próprio Papa nos deu este tema, para que possamos anunciar essa Boa Nova da Família ao Mundo. Nosso Simpósio é para que possamos fazer parte dessa grande reflexão da Igreja ruma ao encontro com o Papa Francisco em agosto.”

Programação do Simpósio

A recepção e o credenciamento dos peregrinos serão realizadas no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, ao lado da praça de alimentação do Santuário Nacional.

Serão debatidos diversos assuntos, com a presença de bispos, padres e casais das pastorais familiares. A programação também conta com testemunhos, animações musicais com shows, entre outros. Dentre as presenças confirmadas, estão a família Parreira, Pe. Chrystian Shankar, Pe. Jorge Filho, e Pe. João Carlos, que falará ao grupo de apoio às pessoas que passaram por processo de separação, perda ou pela dor da viuvez.

O número de participantes do Simpósio, segundo Dom João Bosco, é em torno de três mil, todos atuantes na Pastoral Familiar.

“Esperamos que seja um debate muito rico com a exposição dos temas, das palestras, dos testemunhos dados, que são realmente uma resposta aos desafios enfrentados na Igreja e pelas famílias. Queremos encontrar respostas no Evangelho, na Doutrina da Igreja, e sobretudo no serviço prestado pela Igreja às famílias para responder a esses desafios, que são muitos, mas cada um deles precisa ser vencido com a força da Graça de Deus.”, diz o bispo.

Peregrinação

Dom João Bosco presidirá no sábado, 26, a Santa Missa de abertura da 10ª Peregrinação. Logo após acontece uma Procissão Luminosa.

No domingo, 27, serão celebradas, com a participação das famílias de peregrinos, duas Missas. A primeira presidida pelo arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes e a segunda por Dom Wilson Jönck, arcebispo de Florianópolis (SC).

Dom João Bosco espera que o trabalho da Pastoral Familiar possa ajudar cada vez mais as famílias a viver sua missão:

“A pastoral familiar sempre teve e vai ter ainda mais um papel fundamental dentro da evangelização da Igreja não apenas como um grupo presente entre os demais grupos numa paróquia ou numa diocese, mas como aquela que junta todas as pastorais ou todos os grupos para levar até a família um apoio para que ela cresça sadia e se torne uma Igreja doméstica, um lugar onde habita Deus.”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo