Junho Vermelho

Ação de Amor do Cristo Redentor homenageia o Doador de Sangue

Cristo Redentor receberá iluminação vermelha na noite de hoje em homenagem ao Dia Mundial do Doador de Sangue

Arquidiocese do Rio de Janeiro

O Cristo Redentor vai receber iluminação vermelha, por uma hora, a partir das 19h, nesta quarta-feira, 14, para homenagear o Dia Mundial do Doador de Sangue. A iniciativa é fruto da parceria entre a Arquidiocese do Rio de Janeiro, a Santa Casa de Misericórdia, o Hemorio, a Associação Pró-Vita e o Movimento Eu Dou Sangue, em atenção ao Junho Vermelho, que reúne diversas instituições voltadas para a causa da doação de sangue, em torno do objetivo comum de conscientizar e incentivar a sociedade a se tornar doadora.

Leia também
.: Do doador ao doente: médica detalha etapas da doação de sangue

“A ideia do projeto Ação de Amor do Cristo Redentor, com essa iluminação, é reconhecer a importância daquele que já é um doador de sangue, por seu gesto de generosidade. Ele doa vida! E queremos também que o seu exemplo incentive àqueles que ainda não se tornaram doadores a darem este passo, para que haja o constante abastecimento dos bancos de sangue”, explica a assistente social do Santuário Cristo Redentor, Sílvia Helena Gonzaga.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o número de doadores de um país seja de 3% a 5% do total da população. Dados do Ministério da Saúde, porém, mostram que o percentual no Brasil não chega a 2%: são apenas 3,6 milhões de bolsas de sangue por ano. Além disso, o Junho Vermelho acontece no período do ano em que, com a queda das temperaturas, as consequentes doenças de inverno, e as férias escolares, os estoques de sangue caem, em média, 30%.

“Embora não tenhamos por hábito pensar nisso, bancos de sangue sem estoque geram consequências preocupantes para toda a sociedade, porque podem provocar um desequilíbrio no fluxo de atendimentos de emergência em hospitais, por exemplo”, destaca Sílvia Helena.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo