jovens na quaresma

A espiritualidade dos jovens na Quaresma

Jovens de várias partes do país procuram mais espiritualidade no período quaresmal 

Verônica Suênia

Da Redação, com CNBB

Em resposta ao incentivo da Igreja e da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), os jovens brasileiros procuram melhorar sua relação de intimidade com Deus e querem mudar de vida, neste período da Quaresma.  

A jovem baiana Estefânia Prates, de 29 anos, conta que nesse tempo ela vive sem dúvida um momento de mais reflexão, silêncio e oração e devido uma enfermidade que seu pai enfrenta esse ano de 2022, a Quaresma está mais intensa para toda família. 

Na quaresma eu busco ser mais orante e silenciosa. Em especial nesta quaresma, que meu pai está na luta contra um câncer no pâncreas, esse tempo está sendo propício para rezar mais pela saúde dele.”

Veja também:

.: CNBB abre oficialmente a Campanha da Fraternidade 2022

Direção da Igreja

Dentro dessa proposta de mais espiritualidade para a juventude neste tempo litúrgico, o bispo auxiliar da arquidiocese de Belém-PA, que também é membro da Comissão para a Juventude na CNBB, dom Antônio de Assis Ribeiro, SDB, reforçou em entrevista para o site da CNBB, o convite aos jovens para esse tempo favorável de conversão do coração, para não caírem no individualismo, na violência, nos vícios e na indiferença aos outros.

“Assim como não existe verdadeiro amor a Deus sem o amor ao próximo, também não existe autêntica conversão sem nos educarmos para a fraternidade. A conversão profunda passa por um processo de educação de cada um de nós como mudança de mentalidade que reorienta a nossa vida, que gera atitudes novas e promove o nosso desenvolvimento integral”.

Penitências e propósitos

A jovem do interior paulista, Catarina Fiúza, de 14 anos, disse que ver a Quaresma como uma oportunidade de rever suas atitudes, seu jeito de ser e tenta mudar, para se assemelhar a Jesus, a partir do tratamento com as pessoas no dia-a-dia, com seus amigos na escola e com sua família. Ela também contou que sua família se reúne para rezar o terço juntos.  “Meu propósito nesta Quaresma é rezar mais e ser uma pessoa melhor nas palavras, atitudes e no amor.”

Dom Antônio, que é bispo do setor da juventude, deseja uma Santa Quaresma aos jovens brasileiros. “Que seja um tempo caracterizado por um forte esforço em vista do crescimento pessoal para ser mais sereno e equilibrado consigo mesmo e mais humano para com os outros”

O jovem paraibano Leonardo Lavinsk, de 19 anos, fala que embora não viva com tanto afinco a Quaresma, acha muito importante a questão de fazer penitência, abdicando de algo que gosta muito, seja algo que deixa de fazer ou de comer. “As abstinências, ajudam muito, não só na espiritualidade, mas para o psicológico, o autocontrole, de não ficar preso aos costumes”.

Novidade para oração 

A Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB lançou um esquema para ajudar o jovem a viver melhor sua espiritualidade este ano, é o “Meu Planner Quaresmal”. Funciona como um guia diário para anotar a rotina do jovem nos dias da quaresma. A proposta é ajudar a juventude uma vivência mais íntima neste tempo litúrgico que nos prepara para a Semana Santa e Páscoa.

O Planner está dividido em blocos que ajudam a organizar as ações. Uma partes é reservada para anotações no começo do dia e outra para o final.  No lado “Manhã” e “Noite”, o jovem irá anotar o que fez o seu dia mais próximo de Deus e aos irmãos e seus agradecimentos. Outros três blocos são reservados à oração e reflexão. Tem o local do jovem colocar suas intenções de oração do dia, qual passagem do Evangelho irá ler e o que esta lhe disse ao coração.

Clique para baixar e imprimir: Meu Planner Quaresmal

Dom Nelson Francelino, bispo de Valença-RJ, que também é presidente da Comissão para a Juventude da CNBB, convoca os jovens de todo o país para um protagonismo desse novo cenário de educação e conversão.

“Estamos com uma educação muito direcionada para o sucesso profissional, de conseguir dinheiro e conquistar um lugar de destaque na sociedade. Sentimos falta, contudo, de valores como vida, cuidado e responsabilidade, como pede o Papa Francisco”.

Jovens e Campanha da Fraternidade

O bispo lembrou que  a Edições CNBB lançou um subsídio específico para os jovens vivenciarem a Campanha da Fraternidade. O material é destinado aos grupos de jovens e idealizado para ampliar a reflexão sobre a indispensável relação entre fraternidade e educação, com o objetivo de encorajar o engajamento desse importante público nas questões apresentadas pelo tema e pelo lema da campanha.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo