31 de julho

80 anos de história: diocese de Lorena comemora Jubileu de Carvalho

Fiéis se preparam para festa jubilar deste domingo com tríduo nas paróquias e santuários da diocese

Da Redação, com informações da diocese de Lorena

A diocese de Lorena (SP), onde está a sede da Comunidade Canção Nova, completa 80 anos na segunda-feira, 31. Um dos pontos fortes do Jubileu de Carvalho, que tem como lema “Igreja Missionária e Misericordiosa”, será neste domingo, 30, com a festa jubilar.

Neste dia, as comemorações vão começar às 15h, com uma concentração na quadra do Colégio São Joaquim para a procissão até a Catedral de Nossa Senhora da Piedade, onde o bispo local, Dom João Inácio Müller, vai presidir a Santa Missa às 16h. Em seguida, apresentações culturais e show com Renato Teixeira.

As comemorações de domingo estão sendo precedidas por um tríduo preparatório de 27 a 29 de julho em todas as paróquias e santuários da diocese. Após a festa jubilar de domingo, a programação termina na segunda-feira, 31, às 19h, com uma sessão solene da Câmara Municipal de Lorena e Missa na Catedral.

Vários foram os eventos organizados para comemorar os 80 anos da diocese de Lorena. Um deles é a exposição de arte sacra “Mãe de Jesus; de muitos nomes: Nossa Padroeira”, realizada na Casa da Cultura da cidade e que termina nesta sexta-feira, 28.

A mostra reúne imagens que reportam ao início da diocese, do povo local e das expressões de fé no território. Em entrevista à TV Canção Nova, o bispo diocesano, Dom João Inácio Müller, ressaltou que é bom parar e olhar para o início, descobrir qual é a identidade originária da diocese, refletir sobre qual é sua missão. Isso porque, mesmo antes de se tornar uma diocese oficialmente, já havia vida eclesial no território: desde 1908 pertencia à diocese de Taubaté, mas antes ainda pertencia ao Rio de Janeiro. Nesse sentido, a exposição busca fazer um resgate da fé dessas pessoas que ali viveram nesse tempo. Confira mais detalhes na reportagem exibida pelo CN Notícias:

Sobre a diocese

Com a bula “Ad Christianae plebis regimen” (Para o governo do povo cristão), o Papa Pio XI criou a diocese de Lorena no dia 31 de julho de 1937. O documento marcou o desmembramento de uma parte da diocese de Taubaté para a formação da nova diocese.

O primeiro bispo foi Dom Francisco Borja do Amaral, natural de Campinas (SP). Ele tomou posse na Catedral de Nossa Senhora da Piedade no dia 23 de março de 1941 e ficou à frente do governo pastoral até 1944.

Em 80 anos de história, passaram pela diocese outros oito bispos: Dom Luiz Gonzaga Peluso (1946-1959), Dom José Melhado Campos (1960-1965), Dom Cândido Padim, OSB (1966-1970), Dom Antônio Affonso de Miranda, SDN (1971-1977), Dom João Hipólito de Morais (1977-2001), Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues (2001-2005), Dom Benedito Beni dos Santos (2006-2013, bispo emérito de Lorena) e o atual bispo, Dom João Inácio Müller, OFM, que está à frente da diocese desde 2013.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo