Devoção mariana

228ª edição do Círio de Nazaré terá programação restrita

Cancelamento das tradicionais procissões é a principal mudança na celebração do Círio de Nazaré 2020; medidas são em virtude da pandemia

Da Redação, com CNBB

Arquidiocese de Belém do Pará prossegue com os preparativos do 228ª edição do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, que terá como tema “Ave Maria, cheia de graça”. Festa que costuma reunir cerca de 2 milhões de pessoas só no segundo domingo de outubro, na grande procissão do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, formando um rio de gente. Trata-se de um dos maiores simbolismos da fé do povo paraense.

Imagem de Nossa Senhora de Nazaré na Basília Santuário /Foto: Ascom Basílica Santuário de Nazaré.

Neste ano, como já informou a arquidiocese, em razão da pandemia do novo Coronavírus, realizará a Festa do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, em outubro, com programação restrita e transmitida por seus meios de comunicação e redes sociais.

Para o diretor coordenador do Círio 2020, Albano Henriques Martins Jr., preparar a festa sem a participação dos fiéis e dos devotos de Nossa Senhora, mas buscando integrá-los pelos meios virtuais, tem sido um desafio de fé, de obstinação e respeito pela festa e pelo Círio de Nazaré, por tudo que ele representa em termos de evangelização.

“É como se nós todos, da Diretoria do Círio de Nazaré, estivéssemos permanentemente em oração pedindo a graça e a bênção de Nossa Senhora para realizar esta festa num modelo inédito. Com a graça de Deus, vamos conseguir preencher, ao menos parcialmente, a lacuna que o cancelamento do Círio no formato tradicional causa em todos os paraenses e devotos da Rainha da Amazônia”, disse.

Leia também:
.: Procissões do Círio de Nazaré 2020 são canceladas
.: Notícias do Círio de Nazaré 2019

A Diretoria do Círio de Nazaré , junto com os bispos, estudou os modos para seguir todas as normas vigentes e medidas preventivas necessárias, a fim de que a grande festa se realize sem colocar em risco a saúde das pessoas. “Um Círio diferente é tarefa de todos nós, cristãos católicos que o assumimos como missão, dando exemplo a todos de que somos capazes de abraçar também as cruzes e limitações que nos vieram durante este período”, destaca a nota oficial.

O arcebispo da arquidiocese de Belém do Pará, dom Alberto Taveira Corrêa, disse que a festa não deixará de acontecer, mas que está sendo adaptada obedecendo as orientações das autoridades políticas e sanitárias do município e do estado. “Vários lugares em nossa região e em outras paragens tiveram que cancelar seus eventos e festividades. Nós optamos por fazer o Círio do jeito que for possível e com a compreensão, colaboração e participação de todos”, disse.

Segundo o arcebispo, não é possível realizar da forma costumeira as 13 procissões que caracterizam o Círio de Nazaré. “Foi necessário fazer uma simplificação dos eventos do segundo final de semana de outubro, vindo depois a se realizar a quinzena do Círio, que será a grande ocasião de evangelização e formação”, disse.

Cartaz do Círio de Nazaré 2020

Foto: Divulgação

O arcebispo dom Alberto Taveira explicou o cartaz do Círio de Nazaré 2020 desenvolvida pela Mendes Comunicação. Segundo ele, a arte remete à esplêndida luminosidade que brota daquela que é imaculada.

“Em torno de Maria as flores proclamam a beleza interior e exterior de Maria. A ela, mãe e modelo da Igreja, aplicam-se também as palavras do Apocalipse: “Apareceu no céu um grande sinal: uma mulher vestida com o sol, tendo a lua debaixo dos pés e, sobre a cabeça, uma coroa de doze estrelas” (Ap 12,1).

Entretanto, aquela que “passou na nossa frente” e já chegou, pela bondade de Deus, permanece também aqui conosco, na graça do Círio de Nazaré. Sua “casa”, a Berlinda, na qual Maria passa pelas nossas ruas e entra em nosso coração no mês de outubro, no cartaz que hoje apresentamos, está circundada de Anjos que oferecem flores e a transformam num belo caramanchão.

O caramanchão está quase transparente, pois na casa da Imaculada são acolhidos todos aqueles que acreditam que “Deus nos escolheu, antes da fundação do mundo, para sermos santos e imaculados diante dele, no amor. Conforme o desígnio benevolente de sua vontade, ele nos predestinou à adoção como filhos, por obra de Jesus Cristo, para o louvor de sua graça gloriosa, com que nos agraciou no seu bem-amado” (Ef 1,4-6).”

 

Acompanhe a programação:

Parte da programação também será transmitida pela TV Círio, que estará em cadeia com a Rede Nazaré de Comunicação, a emissora oficial da Arquidiocese de Belém e do Círio de Nazaré. A programação completa do círio pode ser acessada aqui.

Os fiéis poderão acompanhar o Círio pelos canais abaixo:

TV Nazaré (Canal 30.1)
– Rádio Nazaré (91,3 FM)
Facebook 
Youtube 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo